Acompanhamento de entrega: Como fazer no dia a dia?

Acompanhamento de entrega: Como fazer no dia a dia

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

Acompanhe suas entregas em tempo real com o TudoEntregue! Solicite um teste grátis →

Se você gerencia motoristas e entregas, com certeza sabe que acompanhar as entregas é essencial para reduzir custos, otimizar tempo, fidelizar os clientes e aumentar os lucros da empresa, não é mesmo?! Agora, sua empresa faz o acompanhamento de entregas da forma correta?

Nesta matéria, vou te dar uma dica valiosa de como começar a fazer o acompanhamento das entregas.

Porque você precisa começar a fazer o acompanhamento de entregas?

Tem gente que não se preocupa em fazer o acompanhamento / rastreamento das entregas por achar que é uma tarefa sem valor, que não faz diferença.

Só que o acompanhamento é uma prática fundamental para empresas ganharem produtividade e aumentarem a lucratividade

Aumentar a produtividade está diretamente ligado a uma boa comunicação entre todos os envolvidos, uma comunicação integrada. A sua empresa, a transportadora e os seus clientes precisam de informações rápidas sobre cada detalhe das entregas.

Mas o que é comunicação integrada? É justamente garantir que todos os interessados tenham acesso a informações sobre a entrega sempre que precisarem, em um único lugar, sem precisar ligar ou mandar e-mail para ninguém, ou seja, sem intermediários. 

Isso é possível com a ajuda da tecnologia de sistemas e aplicativos de gestão. Na prática, você, que é gestor, precisa saber onde o motorista está, sem ter que ligar pra ele, pois muitas vezes ele vai estar dirigindo e não poderá atender. 

O seu cliente precisa saber exatamente em que pé anda a entrega e se o pedido dele já está para chegar, mas sem precisar ligar pra você ou abrir um chamado no SAC. Isso garante o bom andamento da operação e ações mais rápidas e eficientes, além de garantir a satisfação de seu cliente, que terá certeza do comprometimento e eficiência da sua empresa.

Como fazer o acompanhamento das entregas na prática?

Existem muitas maneiras de se acompanhar a entrega, umas manuais e mais lentas e outras mais rápidas e mais eficientes. 

Você pode fazer o acompanhamento manualmente, ligando para o motorista para saber onde ele está, criando uma planilha no Excel para registrar os status (durante e depois da entrega) e atendendo telefonemas dos clientes que querem saber onde está a mercadoria que ele comprou. 

Ou você pode usar a tecnologia de aplicativos e sistemas de gestão que tornam esse controle mais fácil, mais rápido e centralizado.

Vamos falar um pouquinho sobre as duas maneiras.

Entrando em contato com o motorista

Se você fizer o acompanhamento manualmente, para saber a posição de cada entrega, se ela já foi finalizada ou se o motorista está próximo ao local, é preciso ligar para ele para ter essa informação. Mas você já pensou se na hora que ele atende o celular, passa um policial e ele leva uma multa? Ou se ele se distrai e causa um acidente?

Esses pontos são importantíssimos para se avaliar quando ligamos para o motorista e que podem impedir ele de responder na hora.

É possível também fazer o acompanhamento via mensagens, e o WhatsApp é uma das formas mais comuns hoje para isso. As mensagens dão a liberdade para o motorista responder no melhor momento, pois ele poderá olhar o celular quando parar o veículo em um cliente para descarregar, por exemplo, e assim não correrá o risco de infrações de trânsito.

Algumas vezes pode se tornar um desafio obtermos a informação que precisamos desta forma ou todos os detalhes de forma clara, portanto é sempre bom trabalhar a comunicação de forma clara e objetiva para que o motorista entenda o que você precisa saber de fato.

Além disso, utilizando o WhatsApp, você não consegue ter uma comunicação integrada, já que se o seu cliente quiser saber sobre o status da entrega, ele não consegue consultar essa informação rapidamente e sozinho. 

Você (ou sua equipe) sempre terão que intermediar essa informação, o que torna a resposta mais lenta para o cliente.

Planilha no Excel

Para ter os status das entregas mais organizado, mesmo que de forma manual, é possível criar uma planilha no Excel. Nela você poderá digitar os dados das notas, uma a uma, e qual será o motorista responsável por cada uma delas. Poderá informar, também, a previsão de entrega de cada uma e, após finalizada, os dados da pessoa que recebeu.

Após preenchida, essa planilha poderá ser enviada para o seu cliente todas as manhãs para que ele saiba quais são as entregas previstas para o dia. E uma cópia no meio ou final do dia para que ele fique ciente dos status e das ações que você tomou ao longo do dia.

O que não pode esquecer é que, usando uma planilha, você ficará refém dos motoristas atenderem as ligações ou responderem as mensagens enviadas. Só assim você poderá atualizar sua planilha e garantir a organização do dia a dia e comunicação contínua com o cliente para promover o sucesso das entregas. 

Além disso, lembre-se que você precisará digitar as informações na planilha diariamente, o que tomará um tempo. Mas, se você ainda não faz o acompanhamento das entregas, a planilha pode ser um começo.

A comunicação sempre foi o maior desafio para a logística se tornar eficiente no dia a dia, seja com o motorista, com o cliente que confiou a mercadoria ou a pessoa que está na espera do produto.

Felizmente, hoje o celular é uma ferramenta incrível para essa necessidade e sua facilidade de uso o torna útil até mesmo no dia a dia da logística e do transporte. Só que, para isso, você precisa saber e ter a resposta do seu motorista em tempo hábil para que você consiga de fato ser eficiente na resolução dos problemas.

Se você aliar uma boa comunicação a uma boa gestão, utilizando uma planilha você começará a ver um ganho na sua operação e com certeza perceberá o retorno não apenas financeiro, mas também na satisfação dos seus clientes.

Para quem não tem tempo a perder: Automatize o acompanhamento de entregas!

Se você quer mais agilidade e não tem tempo de ficar preenchendo planilhas, ligando para o motorista ou atendendo ligações dos clientes, com certeza será melhor contar com a tecnologia de um sistema para gestão de entregas, como o TudoEntregue.

O TudoEntregue é o sistema completo e moderno para você fazer a gestão de entregas da sua empresa. Com a Torre de Controle (painel online de gestão) e o aplicativo instalado no celular do motorista, você consegue acompanhar e gerenciar o andamento de todas as entregas e a localização dos motoristas em tempo real. Solicite um teste grátis →

Se gostou das dicas, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Muito obrigada e até a próxima! 🙂

Comentários