Muitas empresas têm seu crescimento comprometido pela falta de planejamento no pós-venda e por não conseguir cumprir os prazos de entrega. Em muitos casos, as empresas só ficam sabendo de algum problema quando o cliente entra em contato, insatisfeito e, muitas vezes, já irritado. Consequentemente, há um grande custo com infraestrutura de atendimento, além de um desgaste da imagem que o cliente tem da empresa, o que dificulta ou impossibilita a fidelização desses clientes.
Para evitar esse tipo de situação, você precisa estar a par de todo o andamento da entrega, para que consiga passar informações ao seu cliente em tempo real e agir proativamente. Ou seja, caso haja algum problema que possa comprometer o prazo da entrega, você deverá saber na mesma hora e poderá tomar as providências necessárias, evitando maiores transtornos. Se o atraso for inevitável, é fundamental antecipar-se e entrar em contato com o seu cliente. Isso garante um pós-venda eficiente e seu cliente muito mais satisfeito.
Por que eu devo fazer o acompanhamento de entregas?
Ter um processo logístico eficiente está diretamente ligado a uma boa comunicação entre as partes envolvidas. A sua empresa, a transportadora e os seus clientes precisam ter as informações integradas, para que todos estejam a par do andamento da operação e possam consultar informações em tempo real. Isso garante o bom andamento da operação e ações mais rápidas e eficientes, além de garantir a satisfação de seus clientes, como já comentamos, que terá certeza do comprometimento e eficiência da sua empresa.
Como fazer esse acompanhamento?
No mercado, existem sistemas e aplicativos que automatizam e integram informações entre embarcadores, transportadores e destinatários.
Uma ferramenta muito útil são os aplicativos para gestão de entregas, como o TudoEntregue. Utilizando esses aplicativos modernos você não precisa mais ligar para o motorista ou para a transportadora pra saber sobre as entregas. No celular, o motorista lança ocorrências que irão notificar como está o andamento do transporte: houve algum imprevisto, o serviço está dentro ou fora do prazo, a entrega já foi realizado, etc. Também é possível saber a localização exata do motorista quando ele lançou cada uma das ocorrências. Você recebe todas essas informações num “painel de controle” em tempo real.
Um outro sistema que ajuda bastante na automatização do processo é o TMS (Transportation Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transporte). Uma das funcionalidades mais interessantes (e que somente os TMSs mais modernos têm) é integrar todos os interessados, que podem consultar o andamento das entregas (as notas fiscais, os produtos e as ocorrências vinculadas a essas notas) em tempo real e a qualquer momento.
Disponibilizando ao seu cliente a possibilidade de ele mesmo consultar e acompanhar as entregas, você torna a comunicação mais rápida e eficiente e diminui custos com infraestrutura de atendimento.
Para garantir o crescimento da sua empresa, é necessário estar em constante inovação e à frente da concorrência.
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