Em vez de ler, que tal assistir?
Se você tem um e-commerce ou loja que faz os próprios envios, sabe que a gestão de entregas no fim do ano é sempre uma correria.
O volume de pedidos aumenta, os prazos ficam mais apertados e os clientes se tornam ainda mais exigentes.
É uma mistura de oportunidade e desafio: vender mais é ótimo, mas a venda só finaliza quando a entrega é confirmada.
É justamente nessa hora que a integração entre o ERP, o sistema que você usa para gerenciar vendas, estoque e faturamento, e um sistema de gestão de entregas faz toda a diferença.
Lendo até o fim você vai descobrir como essa conexão entre os dois sistemas pode te dar mais agilidade, menos erros e clientes mais satisfeitos mesmo com a alta demanda de entregas.
Quando os sistemas não “conversam”, o trabalho dobra
Pense em como é o processo hoje: um pedido entra no seu site, depois você gera a nota fiscal, imprime a etiqueta, organiza a entrega e atualiza o status na plataforma de marketplace.
A partir daí, começa a etapa da logística de entregas que envolve: separar tudo, pensar na rota de entrega, avisar o cliente, armazenar os comprovantes de entregas… e, no meio disso tudo, ainda tem que manter o cliente informado de cada etapa. É muita coisa, e basta um pequeno erro em qualquer etapa para causar atrasos, retrabalhos e até prejuízo.
E nessa época de fim de ano, com o aumento das vendas, os clientes naturalmente ficam mais ansiosos. Eles entrarão em contato por chat, ligação, WhatsApp ou e-mail para saber como está a entrega.
Além de consumir tempo da equipe, essas tarefas manuais podem travar a operação bem quando o movimento está mais intenso, como no Natal.
As plataformas de marketplaces monitoram de perto o desempenho logístico das lojas. Então, atrasos nas entregas, cancelamentos ou falhas de atualização de status podem impactar seu índice de reputação, reduzir a visibilidade dos seus produtos nas buscas e até limitar sua participação em campanhas e promoções.
Ou seja: cada atraso pode custar vendas futuras.
Além disso, o tempo gasto com tarefas manuais poderia ser direcionado a atividades mais estratégicas, como atendimento ou pós-venda.
Essa falta de integração é o que faz muitos e-commerces se perderem com a etapa da entrega, mesmo com boas vendas.
Integração: o caminho mais rápido para simplificar a gestão de entregas
Quando o ERP está integrado ao sistema de gestão de entregas, tudo acontece de forma automática.
Assim que o pedido chega, as informações são enviadas diretamente para o sistema de entregas. Em poucos cliques, você pode escolher o veículo, selecionar o motorista e deixar o próprio sistema definir as melhores rotas para otimizar o tempo e o custo da operação.
Além disso, todo o processo é sincronizado em tempo real: cada atualização é registrada automaticamente, e o cliente consegue acompanhar pelo link de rastreio da entrega que direciona para uma página totalmente personalizada com o logo da sua empresa e suas informações de contato.
Além do link de rastreio, quando o pedido estiver próximo do destino o cliente também recebe mensagens diretamente no WhatsApp de forma automática. Isso reduz a ansiedade do consumidor e o prepara para receber o produto, evitando reentregas desnecessárias e melhorando o índice de sucesso na primeira tentativa.
Muita gente acredita que encontrar um sistema de controle de entregas que se integre ao ERP é complicado, ou que acaba deixando a operação mais difícil. Mas não precisa ser assim, pois existe uma solução completa para isso: o sistema de gestão de entregas Active TudoEntregue que já é integrado com diversos ERPs do mercado, como o Omie, Bling, Tray, Vtex, WebMais e muito mais, o que facilita a implementação.
O Active TudoEntregue é uma daquelas soluções prontas, acessíveis e seguras que rapidamente conecta sua operação e a mantém funcionando de forma integrada e com resultados visíveis.
Dados que ajudam você a tomar melhores decisões
Outro benefício da integração entre sistemas é que ela gera dados valiosos desde o momento da compra até a entrega final. Assim, você passa a ter relatórios e dashboards sobre prazos, desempenho dos seus motoristas, custos e tempo médio de entrega.
Essas informações ajudam a entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Assim, você toma decisões com base em dados reais e não em suposições, o que faz toda a diferença para o crescimento do negócio.
Um fim de ano mais tranquilo com gestão de entregas automatizada
Com a chegada das grandes datas de vendas, agora é o momento ideal para ajustar sua operação.
Integrar seu ERP ao sistema de entregas será o diferencial que vai garantir mais eficiência, menos retrabalho e clientes mais felizes.
Quando tudo funciona de maneira integrada, você ganha tempo para focar no que realmente importa: vender, crescer e encantar quem compra de você.
Menos planilhas, menos dor de cabeça, mais agilidade e muito mais resultados. Esse é o tipo de integração que transforma o dia a dia e o futuro de qualquer negócio.
Se quiser conhecer o sistema de gestão de entregas Active TudoEntregue e saber como você pode mudar a forma de gerenciar suas entregas e melhorar a experiência de compra do seu cliente, fale com um dos nossos consultores para receber uma apresentação gratuita do Active TudoEntregue.


E aí, esse conteúdo te ajudou? Conheça a Active Corp e nossas soluções para simplificar a logística e o transporte.



![[Indicadores de Transporte] Percentual de Entregas por Região e Destino 3 [Indicadores de Transporte] Percentual de Entregas por Região e Destino](https://tudoentregue.com.br/wp-content/uploads/2022/06/indicadores-no-transporte-150x150.png)

