Adquirir veículos e contratar motoristas dá à empresa mais controle sobre as entregas. Conheça as vantagens e desvantagens de ter uma frota própria.
Os hábitos de consumo do brasileiro mudaram – especialmente com a pandemia da covid-19 – e isso impactou no mercado do varejo. O ano de 2020 registrou um aumento de 73,88% do e-commerce nacional e a expectativa para 2021 é de que o mercado siga crescendo. Com isso, muitas empresas do varejo passaram a atuar com entregas ou estão entrando para este mercado.
Se você é dono ou trabalha em uma destas empresas, já percebeu que esta mudança envolve lidar com uma série de etapas para oferecer um serviço de qualidade. Do momento em que seu cliente faz o pedido e realiza a compra até receber a entrega, existe por trás uma logística que precisa ser eficiente, prática e bem controlada.
Uma das questões que todo gestor de logística de entregas acaba se perguntando, é: “vale a pena ter uma frota própria para realizar as entregas?”. É uma possibilidade que traz vantagens e desvantagens e que depende das necessidades particulares de cada empresa.
Para você decidir se é a frota própria é a melhor opção para o seu negócio, precisa entender os detalhes de como ela funciona e como a tecnologia pode ajudar a otimizar este processo. São estes detalhes que você vai conhecer no texto abaixo.
Como funciona a frota própria?
Antes de adquirir veículos próprios e montar sua frota é muito importante avaliar todos os processos e detalhes de como a empresa funciona. O gestor precisa estar atento ao seguintes fatores:
- volume de entregas que o negócio possui;
- distância média destas entregas
- custo de ter uma frota própria
- saber como realizar um investimento que dê retorno certo.
Isso porque, além de comprar veículos e contratar motoristas, a empresa com frota própria precisa ter controle sobre todos os processos da logística de entregas. Sem uma boa gestão de entregas, a empresa corre o risco de sofrer com atrasos, perda de clientes e até prejuízos financeiros.
Para qualquer empresa, aderir à frota própria envolve vantagens e desvantagens. Veja quais são elas:
Vantagens da frota própria
Uma das maiores vantagens de se possuir uma frota própria é a possibilidade de satisfazer os clientes atendendo suas necessidades particulares. Com a frota própria, você tem muito mais controle sobre como as entregas são realizadas e tem condições de oferecer ao cliente a melhor experiência possível. Ou seja, a fidelização dos clientes ocorre naturalmente.
Além disso, motoristas e veículos ficam à sua disposição e você pode criar sua própria rotina, alterar horários e solucionar problemas rapidamente. Confira outras vantagens da frota própria:
- Controle completo das entregas
Com uma frota própria, o gestor consegue gerenciar o processo logístico de ponta a ponta. Isso é fundamental para prevenir atrasos, identificar problemas e garantir que o serviço de entregas seja de alto padrão.
- Qualidade no atendimento
Empresas que procuram atender as particularidades de cada cliente têm muito mais chances de proporcionar uma experiência de sucesso. Com a frota própria – e o auxílio de uma app de gestão de entregas como o TudoEntregue -, o gestor pode acompanhar em tempo real se o atendimento prestado ao cliente é de qualidade.
- Autonomia e flexibilidade no atendimento
Sem uma frota própria, a empresa não tem como oferecer ao cliente a possibilidade de atender seus pedidos específicos: uma entrega ou uma coleta em horário alternativo, um tipo particular de veículo, uma mudança de rota de última hora, etc.
- Maior visibilidade da marca
Apresentar a logo da empresa estampada no caminhão ou no veículo de entrega enquanto eles percorrem as ruas é uma forma de publicidade eficiente e que aumenta a consciência dos consumidores sobre sua marca e seu negócio.
Desvantagens
O custo de ter uma frota própria é relevante. Dependendo do volume de entregas que a empresa possui, este pode não ser o melhor modelo de entregas e a contratação de um serviço terceirizado de entregas aparece como alternativa. Se optar pela frota própria, é preciso controlar para que o custo não supere o limite máximo de gastos com transporte.
Veja as desvantagens de ter uma frota própria:
- Custo elevado
É preciso levar em conta os gastos a longo prazo e incluir os custos de aquisição e manutenção da frota no valor das mercadorias. A aquisição de caminhões, por exemplo, deve considerar a produtividade que eles oferecem em oposição à depreciação destes veículos. - Manutenção da frota
A frota própria precisa de manutenção preventiva para que a vida útil dos veículos seja prolongada. Também é preciso realizar reparos em casos de acidentes e avarias.
- Infraestrutura para guardar os veículos
Para manter uma frota própria, a empresa também precisa alugar ou construir um espaço adequado que armazene os veículos. - Pagamento de seguros e impostos
Todos os veículos que integram a frota precisam estar com o licenciamento em dia e cobertos por seguro para evitar multas, retenções e prejuízos.
Como otimizar e aumentar o retorno do investimento com a frota própria no varejo?
A empresa que adquire uma frota própria precisa dar um retorno rápido para o investimento. Quanto mais entregas cada motorista e veículo forem capazes de fazer por dia, mais rapidamente a frota se pagará e a empresa poderá começar a lucrar.
Como a frota é um grande passo para oferecer um serviço de qualidade, só falta uma ferramenta que controle a logística de entregas.
Essa ferramenta é o APP TudoEntregue: uma tecnologia moderna, eficiente e de uso simples que organiza a logística e aumenta a produtividade das suas entregas. Com o APP TudoEntregue, todo o processo de entregas fica eficiente, ágil e econômico.
A roteirização de entregas é uma das maiores vantagens que o APP TudoEntregue oferece: em poucos cliques, o gestor tem nas mãos os melhores roteiros para as entregas do dia. E com o monitoramento dos motoristas em tempo real, você tem total controle sobre cada passo das entregas para solucionar imprevistos e oferecer a melhor experiência ao cliente.
O APP TudoEntregue é um diferencial para varejistas que buscam proporcionar um atendimento de qualidade superior para fidelizar os clientes. Além de uma melhor experiência de compra, o APP TudoEntregue também possibilita encontrar possíveis falhas no processo de entregas para melhorar o desempenho da frota própria.
→ Entenda como funciona o monitoramento em tempo real dos motoristas!