Controle de entregas na FARMÁCIA: 3 Dicas infalíveis para otimizar ROTAS e FIDELIZAR seus clientes 

Em vez de ler, que tal assistir?

Você gerencia as entregas na farmácia e enfrenta desafios para organizar rotas, controlar as entregas e manter seu cliente informado? 

A falta de visibilidade e previsibilidade nas entregas pode ser frustrante tanto para você quanto para o cliente que aguarda seu produto, muitas vezes com urgência. 

Hoje, a entrega rápida e bem gerenciada é um fator crucial para a decisão de compra.  

Se você trabalha em uma farmácia tradicional ou de manipulação, já sabe que o cliente busca agilidade na entrega de medicamentos ou cosméticos, por exemplo. Uma entrega ágil pode ser o diferencial para aumentar a satisfação e fidelização do seu cliente.  

Lendo até o fim você vai descobrir dicas valiosas que vão simplificar o seu dia a dia, com um controle de entregas eficaz para que você tenha mais tempo para o que realmente importa: seu cliente. 

Vamos lá?  

Primeira dica: Otimize as rotas com tecnologia e entregue mais rápido  

A otimização de rotas é uma das principais estratégias para melhorar a eficiência das entregas e garantir que os clientes recebam seus pedidos no menor tempo possível.  

Uma pesquisa recente revelou que, nos últimos seis meses, 68% dos carrinhos de compra online são abandonados na etapa de preenchimento dos dados de entrega. Um dos principais motivos é o prazo de entrega muito longo, que gera insatisfação e leva os consumidores a desistirem da compra

No setor farmacêutico, em que a agilidade é essencial, as entregas são frequentemente realizadas por motoboys.  

No entanto, muitos entregadores ainda seguem rotas sem planejamento, baseadas na sua própria experiência ou preferências. Isso resulta em entregas mais lentas e ineficientes, pois as rotas escolhidas podem ser mais longas e até desnecessárias, caso tenha dois motoboys no mesmo lugar. 

Para resolver esse problema, é fundamental adotar ferramentas de roteirização automática. Um sistema de gestão de entregas pode te ajudar a traçar as melhores rotas, levando em consideração a proximidade entre os pontos de entrega.  

Com isso, o tempo de deslocamento é reduzido, permitindo que mais entregas sejam feitas em menos tempo, além de diminuir custos operacionais, como o gasto de combustível e manutenção dos veículos. 

Diz aí, isso já economizaria um tempo valioso do seu dia, não é mesmo? 

Além da redução de tempo da entrega, a tecnologia te permite acompanhar o desempenho de suas entregas em tempo real, ajustando rotas de forma dinâmica quando necessário e garantindo mais previsibilidade para o seu cliente.  

Com entregas rápidas e organizadas, a experiência do cliente melhora e muito, o que pode se traduzir em mais fidelidade e, consequentemente, no aumento das vendas. 

Segunda dica: Tenha visibilidade e informação em tempo real no controle das entregas na farmácia 

Quando um cliente liga para saber onde está sua entrega, o que você faz? 

Se você não souber onde está o motorista e nem o que está acontecendo na rua, a única resposta possível é: “já saiu para entrega”. Essa falta de visibilidade causa frustração para o cliente prejudicando a experiência de compra. 

Mesmo que você utilize rastreadores de veículo, monitorar cada entrega individualmente pode ser bem difícil. Porque você até sabe onde está o entregador, mas vai precisar comparar a posição dele com o destino, exigindo conhecimento das rotas, e nem sempre é prático. Imagine fazer isso enquanto o cliente está na ligação com você.  

Uma solução para esse problema é ter uma ferramenta de gestão de entregas que não apenas rastreia as entregas em tempo real, mas também oferecem uma visão clara de todo o processo, por onde o motorista passou, onde ele está, quais entregas foram finalizadas e quais ainda estão em aberto. Disponibilizar essas informações para o seu cliente consultar online melhora a satisfação e reduz a necessidade de contatos repetidos. 

Com uma visão consolidada das operações, você pode otimizar processos e garantir que as entregas sejam feitas no prazo, de forma eficiente e com menos estresse para todos. 

Terceira dica: Acompanhe as métricas e melhore a eficiência das entregas na farmácia 

Como eu disse anteriormente, no setor farmacêutico, a eficiência das entregas é crucial para garantir a satisfação dos clientes e a competitividade da empresa. 

Por isso, é essencial acompanhar as métricas de desempenho das entregas, como tempo de entrega, número de entregas realizadas por dia, desvios de rota e o nível de satisfação do cliente. Com essas informações em mãos, é possível identificar gargalos, otimizar processos e reduzir custos operacionais. 

Uma das métricas mais importantes é o tempo de entrega. Ao monitorá-lo, você pode avaliar se as rotas estão sendo bem planejadas e se os motoboys estão cumprindo os prazos. Imagine, por exemplo, um entregador que prioriza as entregas mais convenientes para ele, levando três pedidos para sua área e deixando para trás outro, porque o destino envolve subir até um condomínio. Esse tipo de situação gera ineficiência e insatisfação. 

Se os seus clientes tiverem a possibilidade de avaliar e deixar um feedback após as entregas vai ser mais fácil para você identificar problemas e oportunidades de melhoria, além de garantir que as expectativas dos clientes sejam atendidas. 

Para otimizar ainda mais a gestão de suas entregas, utilizando um sistema de controle de entregas, como o Active TudoEntregue, você tem uma solução completa para monitorar todas as métricas em tempo real. Com ele, você terá total visibilidade e controle sobre suas operações, permitindo decisões rápidas e assertivas que aumentam a eficiência do seu serviço. 

Você também poderá visualizar a localização exata dos motoristas em tempo real, sem precisar fazer chamadas ou enviar mensagens.  

As ocorrências de entrega podem ser registradas instantaneamente pelos motoristas pelo aplicativo TudoEntregue, o que agiliza a comunicação e a solução de problemas. 

O sistema também digitaliza e armazena todos os comprovantes de entrega (canhotos digitais) com total segurança. Além disso, um link de rastreamento pode ser enviado para seus clientes, permitindo que eles acompanhem seus pedidos em tempo real. 

Com o Active TudoEntregue, você também poderá acompanhar a performance geral dos entregadores, tendo insights valiosos para otimizar ainda mais seu serviço. 

Quer saber mais? Solicite contato para ver uma demonstração gratuita do Active TudoEntregue e entenda como ele pode transformar suas entregas e simplificar o seu dia a dia! 

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