Tecnologia ajuda empresas de logística a atender lojas do comércio eletrônico e aumentar o faturamento. Entenda porque existe uma oportunidade real e como fazer para aproveita-la
Toda crise também gera oportunidades. Já diziam grandes líderes como o ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, e o bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann. Até a pandemia do Coronavírus, uma das maiores crises da história da humanidade, representa uma grande oportunidade de crescimento – especialmente para as transportadoras.
O início de 2020 foi difícil para o setor. Segundo o site e-commercebrasil, boa parte das transportadoras registrou queda de até 50% no faturamento durante os quatro primeiros meses da pandemia. Só que esta mesma pandemia mudou completamente o comportamento do consumidor brasileiro: por causa dela, hoje ele faz mais compras pela internet.
A prova disto é que, após uma queda inicial, o setor de e-commerce encerrou 2020 com um faturamento 83,68% maior do que em 2019 (segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) e a quantidade de lojas virtuais aumentou 40% durante a pandemia (segundo o PayPal). São mais de um milhão e 300 mil lojas de e-commerce que precisam levar seus produtos até os clientes.
Para você que trabalha com entregas, o crescimento do e-commerce significa uma enorme oportunidade para alavancar seu negócio e ganhar mais dinheiro.
Por que você precisa ficar de olho no crescimento do e-commerce?
Comprar pela internet nunca esteve tão em alta no Brasil. Várias pesquisas dão uma ideia do crescimento do setor:
- Pesquisa da Ebit/Nielsen em parceria com a Elo mostra que o e-commerce brasileiro cresceu 47% durante a pandemia, a maior taxa em vinte anos. Somente entre janeiro e junho de 2020 foram gastos R$38 bilhões em 90 milhões de pedidos de entrega – sua transportadora vai ficar sem uma fatia deste bolo?
- Ainda segundo a Ebit/Nielsen e a Elo, o valor médio que os brasileiros gastam em compras no comércio eletrônico aumentou 6% no último ano: de R$404 em 2019 para R$427 em 2020.
- Já segundo dados da Câmara Brasileira da Economia Digital e da empresa Neotrust, o comércio eletrônico cresceu 122% no acumulado até novembro de 2020 se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Com o crescimento do e-commerce, a tendência é que esse comportamento de consumo continue mesmo quando a pandemia terminar. A própria Mastercard apresentou em janeiro passado um relatório, o Global Outlook 2021, apontando como a criação de negócios online segue ganhando força e que, de agora em diante, dificilmente serão abertas novas empresas fora do ramo do e-commerce.
Para as transportadoras, as compras pela internet e o crescimento do e-commerce criam uma ótima oportunidade – principalmente na última milha e para entrega de pequenos volumes.
Como sua transportadora pode aproveitar essa tendência?
Para muitas empresas que atuam com logística de entregas, atender o comércio eletrônico tornou-se não só uma maneira de aumentar o faturamento, mas sim um verdadeiro pilar de sustentação. Para conseguir isso, elas aderiram às facilidades que a tecnologia e a digitalização oferecem – e assim conquistaram mais produtividade e a confiança dos clientes.
Entenda porque sua transportadora precisa aproveitar o crescimento do e-commerce:
- Possui uma demanda crescente
De Norte a Sul, todas as regiões do Brasil registraram alta no faturamento do e-commerce em 2020 – e a maioria destas lojas virtuais precisa das transportadoras para levar seus produtos até a clientela;
- Causa impacto positivo no faturamento
Com a maior demanda para entregas, a transportadora que se adapta para conseguir atender o maior número de clientes tem grandes chances de aumentar seu próprio faturamento;
- Promove a diversificação de produtos
O comércio eletrônico atua com uma enorme variedade de produtos de diferentes valores e que requerem diferentes cuidados: se a transportadora oferece uma logística eficiente para lidar com essa diversificação de produtos, ela se destaca perante a concorrência.
O que fazer para acompanhar o crescimento do comércio eletrônico?
Confira algumas dicas para que sua transportadora não deixe de aproveitar essa tendência:
- Revise os métodos de trabalho da sua transportadora para aumentar a produtividade da equipe: isso pode ser feito eliminando as tarefas desnecessárias e focando no que realmente dá resultado. Por que você precisaria, por exemplo, atender a ligação de um cliente para passar informação sobre a entrega se o próprio cliente pode rastrear a entrega em tempo real com a tecnologia do APP TudoEntregue?
- Ganhe agilidade na execução de tarefas automatizando boa parte do trabalho: existem tarefas que o computador pode fazer melhor e mais rápido que as pessoas. Quando se trata de manter o cliente informado, por exemplo, o portal de informação do APP Tudo Entregue oferece um auto-atendimento muito mais eficiente. Também é possível enviar SMS ou e-mail para avisar o cliente que a mercadoria está a caminho.
- Ofereça sempre alta qualidade nas suas entregas. Quando uma entrega está agendada e a transportadora cumpre a agenda, dificilmente há reclamação por parte do cliente. Você também pode medir a qualidade das entregas e o nível de satisfação dos clientes realizando pesquisas que são facilitadas pela tecnologia.
- Use a tecnologia a seu favor: automatizar as tarefas gera aumento de produtividade na empresa e melhora a percepção que o cliente tem sobre a qualidade do serviço.
TudoEntregue pode ser um aliado do seu negócio
O APP TudoEntregue oferece uma série de vantagens que auxiliam as transportadoras a atender com eficiência o setor de e-commerce. Confira alguns dos benefícios do APP TudoEntregue:
- Mais facilidade para fazer o agendamento de entregas e cumprir os prazos;
- Mantém o cliente informado sobre tudo o que acontece com a encomenda através do rastreio em tempo real;
- Realiza de forma automatizada a pesquisa com clientes sobre a qualidade do seu serviço de entrega;
- Envia informações automaticamente e em tempo real para o e-commerce, eliminando trabalho manual desnecessário.
Não perca mais tempo: conheça sobre o APP TudoEntregue, o melhor jeito de gerenciar entregas e aproveite o crescimento do e-commerce para gerar novos negócios para sua transportadora.