Dashboard: Quais as vantagens de um dashboard online para gestão de entregas?

Dashboard para gestão de entregas

Em vez de ler sobre dashboard, que tal assistir ao vídeo?

Talvez você já tenha ouvido “o que os olhos não veem, o coração não sente”, não é mesmo? 

Não acompanhar os processos da sua empresa em tempo real é a mesma coisa, afinal, se você não vê os indicadores nenhum problema vai ser identificado… a tempo de evitar.  

Imagine aquela cena de filme em que o empresário bem-sucedido está na sala acompanhando os gráficos da empresa. Só de ver essa cena você já sabe que ele é uma pessoa importante naquela organização. E é exatamente isso, porque informação é poder!   

O dashboard é uma ferramenta essencial para o setor estratégico da empresa. Lendo até o final, você vai descobrir o que é, como funciona o dashboard na gestão de entregas e as vantagens de utilizar na sua operação. 

O que é Dashboard?  

Dashboard é um painel visual que apresenta, através de gráficos e relatórios, um conjunto de informações centralizadas. É indispensável para quem quer ter uma gestão eficiente e tomar decisões acertadas e com embasamento. 

Por exemplo, os dashboards para a gestão de negócios oferecem uma visão geral dos indicadores da performance da organização e você consegue visualizar tudo o que está em andamento na empresa ou concluído.  

Utilizando essa ferramenta de dados agrupados é possível realizar planejamentos e implementar melhorias nos processos, corrigir falhas e pensar em novas estratégias. 


Como funciona Dashboard na gestão de entregas? 

Na gestão de entregas, o dashboard tem o papel de oferecer uma visão geral dos indicadores de performance das entregas, coletas, prazos e motorista. Afinal, gerenciar toda uma operação demanda acompanhamento diário em todos os processos. 

Visualizando os dados, você tem uma visão analítica de como está o desempenho de cada setor e pode tomar decisões estratégicas. 

Como o intuito do dashboard é facilitar a tomada de decisões, as informações devem aparecer de forma clara.  

Então, o dashboard vai organizar as informações operacionais de forma mais visual fornecendo dados precisos sobre o histórico das suas operações e ainda gerar insights para otimizações futuras. 

Quais as vantagens de um Dashboard online para gestão de entregas? 

Você com certeza já deve ter ouvido que “tempo é dinheiro!”. 

E já pensou quanto tempo e dinheiro é desperdiçado para controlar cada setor manualmente em uma operação que tem demandas diárias? E ainda ter que ficar registrando cada ocorrência que surgir no decorrer do dia para depois analisar nos relatórios e tomar uma decisão?  

O dashboard online para gestão de entregas é um painel visual que apresenta, por meio de gráficos um conjunto de informações centralizadas em tempo real ideal para evitar essas situações. 

Vamos supor que o motorista tem uma ocorrência durante uma entrega. Se o motorista lança a ocorrência por meio do aplicativo que está instalado no celular dele, como o TudoEntregue, o gestor vai rapidamente visualizar o que está acontecendo, qual foi a ocorrência e conseguirá tomar uma decisão rapidamente para resolver o problema 

Um dasboard de gestão de entregas auxilia tanto para tomadas de decisão imediatas, como no exemplo que vimos, quanto para análises estratégicas. 

Com um histórico de informações armazenadas é possível fazer diversas análises, como qual ocorrência acontece com mais frequência, qual foi o desempenho de cada motorista dentro do período, qual é o percentual de entregas no prazo, entre outros. Ou seja, é uma maneira muito eficiente para aprimorar a qualidade dos serviços de entrega, reduzindo custos durante o processo. 

Como um Dashboard para Gestão de Entregas pode te ajudar? 

Como já foi dito, a informação é poder, mas o que fazer com essas informações?  

É importante utilizar esses dados estrategicamente identificando os possíveis problemas, evitando que aconteçam e, principalmente, que se tornem recorrentes.  

O dashboard pode ser utilizado de forma operacional trazendo uma informação que auxilia na tomada de decisão com uma ação imediata. E de forma gerencial auxiliando em uma análise mais aprofundada e a planejar estratégias futuras. Em todo caso, são essenciais para uma boa gestão. 

Um dashboard para gestão de entregas pode fazer toda a diferença em sua operação porque é uma ferramenta que facilita e não tem margem de erro que possa causar algum tipo de prejuízo financeiro. 

Alguns dos principais pontos que você precisa levar em consideração ao escolher uma boa ferramenta de Dashboard são:  

  • Tecnologia utilizada: isso é muito importante para que você tenha segurança sobre como estão sendo armazenadas suas informações. Além disso, um sistema que usa alta tecnologia garante que ele sempre estará disponível e você não vai ficar “na mão” quando precisar dele; 
  • Torre de controle: ela é um portal de gestão onde você consegue acessar informações em tempo real para facilitar a tomada de decisão e garantir o sucesso de cada entrega; 

Esta publicação te ajudou? Conheça nossa empresa e nossas soluções para simplificar a logística e transporte.   

Comentários
Dúvidas? Entre em contato!