Como economizar tempo e combustível usando a tecnologia nas entregas

economizar combustível nas entregas

Descubra neste texto como as ferramentas de roteirização de entregas permitem que você otimize as rotas da sua empresa e economize tempo e combustível sem nenhum esforço

Depois de 30 dias de trabalho intenso, em que sua empresa realizou um alto número de entregas, você vai fechar as contas acreditando que terá um mês lucrativo. Mas aí você descobre que gastou neste período muito a mais com diesel do que gastava no início do ano – e vê boa parte do seu merecido lucro sendo queimado junto com o combustível.

Esta história se repete  em muitas transportadoras e empresas varejistas a todo instante: até março de 2021, a Petrobrás já havia reajustado o preço do diesel nada menos do que cinco vezes neste ano, uma alta acumulada de 41%. A situação da gasolina é ainda pior: foi reajustada seis vezes até março e já acumulava alta de 51%.

Com tantos reajustes sendo repassados ao consumidor, quem mais sofre são as empresas que atuam no transporte de mercadorias. Sem uma logística de entregas eficaz, é bem possível que o gasto com combustível esteja comendo boa parte dos lucros do seu negócio. E para absorver o custo das entregas, a solução é reduzir os percursos e tornar as entregas mais rápidas.

A boa notícia é que otimizar o tempo das entregas e economizar combustível são melhorias que você pode alcançar com o apoio da tecnologia. 

Se você já não aguenta mais tantos reajustes e também não sabe mais o que fazer para economizar combustível, fique conosco: vamos lhe mostrar neste texto como a tecnologia ajuda a reduzir os custos com combustível!

Por que você precisa economizar combustível?

A logística de entregas exige uma gestão eficiente e com controle total sobre todas as etapas do processo. Se você deseja aumentar a competitividade da sua empresa e torná-la reconhecida no mercado, não há como escapar: precisa ser capaz de reduzir os custos operacionais e aumentar a eficácia das entregas.

Os custos com combustível, em especial, afetam toda sua cadeia de distribuição, reduzem a competitividade e são um grande obstáculo para o crescimento. Economizar combustível é fundamental para continuar competitivo e de quebra oferecer o melhor serviço. 

Um desafio que pode ser solucionado com o uso da tecnologia: ao utilizar um APP de entregas que ofereça um roteirizador de entregas, você consegue criar formas de economizar combustível de maneira rápida e prática – na palma na própria mão, na verdade.  Com poucos cliques e em segundos, você obtém as rotas mais rápidas e eficientes para todas as entregas.

Mas não é só isso: siga conosco e conheça mais algumas dicas sobre como você pode usar a tecnologia como aliada para reduzir os gastos com combustível na sua empresa!

Como reduzir os gastos com combustível usando a tecnologia?

Quando o assunto é eficiência em transporte e logística de entregas, apenas somar as notas fiscais com os custos do combustível não é o bastante. Se deseja, realmente,  economizar combustível e ser mais competitivo, você precisa ter certeza de que os gastos estão sendo bem realizados – e traçar as melhores rotas é essencial para isso.

Existem duas maneiras de traçar as rotas para as entregas: 

  • uma manual e totalmente ultrapassada, que envolve pesquisar cada endereço de entrega no Google e que faz o motorista queimar bastante combustível;
  • e outra automatizada, rápida e eficiente, em que você dá poucos cliques no APP de entregas e recebe o melhor roteiro. 

No método manual, você perde muito mais tempo e faz seus motoristas percorrerem caminhos mais longos e em piores condições. Além de gastar mais combustível, ainda sujeita os veículos a maiores danos e desgaste. Já o método automatizado oferece sempre o trajeto mais eficiente e com as vias em melhores condições. 

A segunda opção é a escolhida pelos gestores das empresas mais bem sucedidos. Eles não hesitam em utilizar a tecnologia como uma verdadeira parceira, uma ferramenta que os ajuda a economizar combustível e a tornar o negócio mais eficaz. 

Saiba mais: Roteirização de Entregas: como organizar suas entregas de forma rápida 

Roteirização de entregas ajuda a diminuir os custos com combustível

O gestor que deseja economizar combustível nas entregas tem no APP TudoEntregue um poderoso aliado. A roteirização de entregas que o APP oferece, leva em consideração o tempo, a distância mais curta entre os pontos de entrega, os sentidos de mão e contramão ao longo do caminho e outros fatores para criar o roteiro mais eficiente.

A automatização cria os melhores trajetos e influencia diretamente no combustível que será gasto nas entregas. A  economia com combustível não é a única vantagem da roteirização de entregas: a ferramenta também minimiza o desgaste dos veículos e torna o trabalho dos motoristas muito mais produtivo. Mantendo a empresa competitiva e melhorando a lucratividade

→ Quer saber mais sobre a roteirização de entregas do APP TudoEntregue? Assista agora mesmo ao vídeo “Roteirização de Cargas” em nosso canal do YouTube! 

Comentários
Dúvidas? Entre em contato!