O que é Roteirização de Entregas? Por onde começar? 

Roteirização de entregas

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

Tudo o que nós consumimos está atrelado a um processo logístico que precisa de planejamento para que a entrega chegue dentro do prazo. A roteirização de entregas é uma parte muito importante nesse planejamento.

Pensando como consumidor, tenho certeza de que você não gosta de receber sua mercadoria com atraso, não é? Na verdade, ninguém gosta.  

Segundo uma pesquisa realizada pela PWC Brasil, um dos maiores problemas que causam impacto na experiência de compras do cliente é um prazo de entregas muito longo

Uma ótima estratégia para diminuir os prazos de entrega e melhorar a experiência dos consumidores é fazendo uma boa roteirização de entregas

Pensando nisso, hoje você vai descobrir tudo o que precisa saber para começar a roteirizar entregas de forma realmente eficiente e, se você ler até o final, vai entender qual é a forma mais fácil e rápida de roteirizar as entregas na sua empresa.   

Então vamos lá! 

Para começar, o que é roteirização de entregas? 

A roteirização de entregas é o processo de definir os melhores roteiros (ou melhores rotas) para a entrega de mercadorias. 

A palavra “roteiro” pode ser usada em vários contextos diferentes, como roteiro de viagem, ou roteiro de um filme, por exemplo. Em todos os casos, o roteiro está ligado ao planejamento

Então, o roteiro de entregas nada mais é do que um planejamento para definir a melhor estratégia de rotas para entregas ou coletas de mercadorias.  

Por que você precisa se preocupar com a roteirização de entregas? 

Como o consumidor considera o prazo de entrega um fator decisivo de compra, planejar boas rotas é primordial para conseguir diminuir os prazos de entrega, tornar seu produto mais competitivo do que a concorrência e, consequentemente, vender mais

A roteirização de entregas planejada corretamente contribui para agilidade das entregas e, até mesmo, para a economia de combustível! Já pensou quanto combustível é gasto desnecessariamente com rotas longas e mal planejadas? 

Essa é uma etapa tão importante e tão estratégica que você não pode simplesmente “delargar” para o motorista. Imagine que um único motorista recebeu 20 entregas no dia, por exemplo. Como ele vai saber qual delas precisa entregar primeiro? E qual é o caminho mais rápido e econômico? Mesmo que ele conheça bem a região, essa não deve ser uma responsabilidade do motorista, pois ele não está envolvido na parte estratégica do seu negócio. Além disso, o tempo que o motorista está perdendo para definir as rotas poderia ser usado para finalizar as entregas mais rápido. 

Em resumo, o objetivo da roteirização de entregas é melhorar os índices de produtividade nas entregas, que impacta tanto na experiência do cliente final, quanto em toda a cadeia de suprimentos. 

O que devo levar em consideração para fazer uma boa rota?  

Agora que você já sabe que a roteirização é essencial para alavancar a sua empresa, vamos explicar qual é a melhor forma de colocar em prática e por onde começar. 

Muitos pontos podem ser levados em consideração ao fazer uma roteirização de entregas, como quais veículos serão utilizados, horários que dificultam o tráfego, intervalo em km entre as entregas, entre outros. 

No entanto, para simplificar, você pode começar com duas ações simples que já irão trazer ótimos resultados, diminuindo os prazos de entrega:  

  1. Definir a melhor sequência de entregas;  
  1. Definir o caminho mais curto e rápido.  

 

Veja também: Roteirização de Entregas: Como organizar suas entregas de forma rápida 

Como fazer a roteirização de entregas na prática? 

Você tem duas opções para roteirizar suas entregas. 

De forma manual, utilizando planilhas, aplicativos de mapas para traçar comparativos de rotas uma a uma até identificar a melhor, calcular a ida e retorno. Para começar, é possível fazer dessa forma, mas você irá gastar muito tempo e não terá a certeza de estar traçando realmente a melhor rota.  

A outra maneira, que com certeza é muito mais rápida e segura, é automatizando a roteirização com um sistema de gestão de entregas. Veja como é simples:  
 

  • O sistema vai roteirizar automaticamente traçando a rota na sequência ideal para as entregas e o tempo estimado de retorno do motorista;  
  • Com a roteirização pronta, você escolhe o motorista e, com apenas um clique, envia direto para o aplicativo que está no celular dele;  
  • Você consegue monitorar em tempo real onde está o motorista e como está o andamento das entregas;   
  • Para passar confiança, o cliente acompanha a entrega através do link de rastreio; 
  • Quando a entrega é finalizada, você recebe na mesma hora o canhoto digital (comprovante de entrega) assinado; 
  • Tanto o cliente quanto o motorista conseguem avaliar como foi a entrega e você visualiza todas essas informações na torre de controle logística.  

Veja nesse vídeo como é fácil definir as sequências de entregas usando a tecnologia de um sistema para controle de entregas: 

Muito simples, né? 

Conclusão 

Agora que você já sabe o que é e a importância de uma boa roteirização de entregas, é hora de colocar em prática! Você já descobriu que existem dois caminhos para roteirizar suas entregas: de forma manual ou automatizada. 

Se você não gosta de perder tempo, que ter segurança e certeza de sempre gerar rotas mais econômicas e garantir uma boa experiência ao seu cliente, com certeza automatizar a roteirização com um sistema para gestão de entregas é a melhor opção para você. 

Esta publicação te ajudou? Conheça nossa empresa e nossas soluções para simplificar a logística e transporte.  

Comentários
Dúvidas? Entre em contato!