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Estamos acostumados a ter informação rápida. Com a era digital, as novas tecnologias, as redes sociais, smartphones e aplicativos, estamos cada vez mais acostumados com respostas instantâneas, em tempo real.
Essa já é uma realidade dessa década que acabou e, com certeza, a tendência é que essa necessidade de informação rápida vá se intensificar ainda mais com o passar dos anos.
Se o mundo todo funciona nesse novo formato digital e conectado a todo o momento, porque na logística seria diferente? Afinal, a logística e o transporte são feitos por pessoas.
Hoje, vamos falar sobre uma tendência que você, que é profissional de logística e transporte, deve estar atento para não ficar para trás.
Uma nova realidade traz novas oportunidades
As tendências surgem a partir de comportamentos e refletem na sociedade e no mundo todo. Muitas vezes, elas surgem a partir de uma dificuldade, para solucionar problemas.
Por exemplo, 2020 foi um ano cheio de desafios e dificuldades inesperadas que ninguém estava preparado para enfrentar. Para se adaptar à nova realidade, as pessoas adquiriram novos hábitos, novos comportamentos.
Logo nos primeiros meses do ano, as compras pela internet dispararam e o comércio eletrônico (ou e-commerce) registrou um aumento de mais de 40% nos pedidos, comparando com o mesmo período do ano anterior.
Isso trouxe grandes desafios para todos os envolvidos nesse processo de compra, venda e entrega:
- O consumidor, que teve que se adaptar forçadamente a um novo estilo de compra, já que algumas pessoas ainda não tinham o hábito de comprar pela internet com tanta frequência;
- Os negócios que só vendiam em lojas físicas tiveram que se adaptar às pressas para oferecer um serviço de entregas e manter as portas abertas;
- Os próprios e-commerces, que receberam uma quantidade de pedidos muito maior do que o esperado e tiveram que se adequar rapidamente para manter a qualidade das entregas;
- As transportadoras que, para conseguir passar por esse momento atípico, em alguns casos tiveram que ampliar seu segmento de atuação.
Como resultado de toda essa mudança inesperada e mal planejada, o Procon registrou em julho de 2020 um aumento de 87% nas reclamações sobre vendas online, sendo a principal queixa sobre a não entrega ou demora na entrega dos produtos adquiridos.
Só pra você ter uma ideia, no ano todo de 2019 foram registradas 78.419 queixas e só de janeiro até julho de 2020 foram registradas 146.804 reclamações; 68.385 a mais que em todo ano de 2019!
Isso nos mostra claramente que as empresas e transportadoras não estavam preparadas para esse aumento inesperado e tão expressivo dos pedidos.
Como evitar a frustração dos clientes usando a Torre de Controle Logística
Mas então, como todas essas reclamações e o sentimento de frustração desses milhares de clientes poderiam ter sido evitados? É aí que entra a principal tendência que vamos falar hoje: a Torre de Controle.
Antes de explicar o que é a Torre de Controle, vamos analisar como é o processo de entregas da maioria das empresas atualmente para fazer um comparativo. Veja se você percebe alguma semelhança com a sua logística:
- A empresa entrega para o motorista um monte de Notas Fiscais, CT-es ou ordens de coleta, e todos ficam torcendo para que ele entregue tudo na ordem correta;
- Se acontecer algum problema, o motorista avisa, mas você só vai saber no final do dia, quando receber todos os comprovantes de entrega;
- No dia seguinte, é feita uma lista no excel ou no Word. Separa-se os canhotos manualmente, faz-se um protocolo de canhoto (geralmente no Word), para enviar para o cliente ou para o arquivo;
- Em resumo, leva-se (no mínimo) dois dias para saber se a entrega realmente foi realizada com sucesso.
Você se identificou com alguma dessas situações?
O problema é que esse processo é muito lento e trabalhoso, repleto de tarefas manuais e com pouco ou quase nenhum controle sobre o andamento das entregas. Dessa forma, temos uma atitude reativa. Ou seja, não conseguimos nos antecipar aos problemas e tomamos ações tarde demais, muitas vezes quando o cliente já ligou insatisfeito. Resumindo, esse processo envolve muitos telefonemas e muito papel.
Como aplicar a Torre de Controle Logística na sua empresa
Em contrapartida, a Torre de Controle Logística é uma metodologia de gestão que utiliza informações em tempo real para a tomada de decisão.
Essa gestão é feita por meio de softwares de gestão e aplicativos de celular. Isso mesmo! Aplicativos de celular!
Com um aplicativo para gestão de entregas, como o TudoEntregue, por exemplo, o cenário muda bastante. O aplicativo funciona mais ou menos assim:
- Há um painel online onde é possível enviar para o aplicativo instalado no celular do motorista uma lista com todas as entregas e coletas que ele fará no dia. Por meio do painel online (que chamamos de “torre de controle”), você acompanha o andamento de todas as entregas em tempo real;
- As ocorrências podem ser registradas no aplicativo e, em tempo real, são enviadas para a “torre de controle”;
- Quando o motorista está próximo do local da entrega, o aplicativo avisa ao cliente enviando um SMS para ele. O aplicativo também avisa se o motorista está muito tempo parado esperando o cliente;
- A leitura do código de barras dos volumes evita erros de descarregamento, impedindo que as caixas sejam entregues ao cliente errado;
- Quando a entrega é finalizada, a imagem do comprovante de entrega é enviada diretamente para o painel de controle.
Muito fácil, né? Se você quer saber mais sobre o TudoEntregue, solicite um teste grátis →
Já falamos aqui no blog sobre várias tendências e novidades da área da logística, como logística 4.0, logística integrada e agora, a torre de controle. Todas elas têm algo em comum que é fundamental para que elas funcionem: a tecnologia.
Por isso, é extremamente importante estar atento às novidades e inovações no que diz respeito às tecnologias utilizadas no transporte e na logística.
Então, para ter resultados muito melhores, que tal analisar quais partes da sua operação ainda são feitas manualmente e automatizá-las?
Com um sistema de gestão de entregas moderno e atualizado, você consegue simplificar o seu dia a dia e o da sua equipe, sem precisar ficar digitando um monte de informações toda vez que for emitir um documento ou ficar fazendo continha na calculadora ou no excel toda vez que for cobrar ou conferir um frete…
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Muito obrigada e até a próxima!