Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo:
Mais um ano acabando, e mais um ano começando! E as expectativas de mudança e melhora para 2022 são altas.
Depois de dois anos bem conturbados, a nossa esperança é que as coisas comecem a se normalizar nesse novo ano.
Mas parece que alguns novos hábitos adquiridos durante a pandemia vão permanecer.
Em 2020, o e-commerce bombou, e foram feitas 302 milhões de compras online no Brasil, 68,4% sessenta e oito vírgula quatro por cento a mais do que em 2019.
E segundo a pesquisa feita pelo Paypal em novembro de 2021, cerca de 55% dos brasileiros dizem que continuarão comprando online diariamente ou semanalmente mesmo quando a vida voltar à normalidade.
E o que isso tem a ver com a logística? Tudo!
Porque todos esses milhões de produtos comprados precisam ser entregues e os clientes estão cada vez mais exigentes quanto ao prazo, qualidade e transparência nas entregas.
Pensando nisso, vamos listar hoje três tendências na logística e transporte que você precisa estar de olho em 2022.
1. Same day delivery
O same day delivery ou “entrega no mesmo dia”, é exatamente o que o nome diz. O cliente compra e recebe no mesmo dia da confirmação do pagamento.
Apesar de ser uma ideia ousada, alguns e-commerces aqui no Brasil já se reinventaram e oferecem a entrega no mesmo dia.
Mas, para que funcione, é essencial ter uma gestão de tracking impecável, e uma comunicação e integração de informações muito eficiente entre a empresa, a transportadora e o cliente.
Porque, afinal, uma vez que você se comprometeu com o cliente, a empresa deve cumprir com o combinado.
Essa sinergia precisa existir não só no same day delivery, mas em todas as entregas. O cliente quer cada vez mais estar envolvido e saber de tudo que acontece depois que ele clicou no botão de finalizar a compra, até o produto chegar na casa dele.
Mais uma vez a tecnologia está aí pra tornar tudo isso possível. Já existem sistemas de acompanhamento de entrega que, em um único lugar, centralizam as informações sobre os status da entrega. Assim, a logística, a transportadora e o cliente conseguem acessar a qualquer momento e, com poucos cliques, ter a informação que precisam. Isso traz transparência e confiança para as parcerias.
2. Last mile
A last mile ou “última milha” é a etapa final do processo de entrega e vai desde o momento em que a encomenda sai do centro de distribuição até ser transportada e entregue ao cliente final – seja na residência do consumidor ou no ponto de vendas de um lojista.
A última milha requer muita atenção porque é nesta etapa que a empresa consegue, ou não, fidelizar um cliente. Qualquer problema durante a última milha pode significar que o cliente não vai mais comprar seu produto, já que perdeu a confiança na empresa. Isso sem falar que cerca de 1/4 do custo total da logística de entregas está concentrado na última milha.
Quanto melhor planejada for a última milha, mais rápidas serão as entregas, maior será a produtividade dos motoristas e menores serão os custos.
Para atingir esse objetivo, é preciso otimizar os roteiros e ter controle total sobre o status de cada entrega.
Lembre-se que a entrega é a finalização da venda, e a experiência da entrega vivida pelo cliente quando recebe a mercadoria tem um impacto enorme na valorização da sua empresa.
Otimizar a última milha é fundamental para sua empresa reduzir os custos, aumentar a produtividade e, principalmente, conquistar e fidelizar os clientes.
3. Monitoramento em tempo real
Não importa se é uma grande transportadora ou um pequeno varejista: localizar o motorista e monitorar as entregas é uma das dificuldades mais comuns de quem atua com entregas.
Ligar para o motorista é outro problema: além de precisar atender o celular no trânsito, o que é perigoso e gera multas, os motoristas podem não ouvir a chamada ou estar em área sem sinal e demorar para retornar.
Por conta disso, as tecnologias que facilitam essa comunicação estão sendo cada vez mais aperfeiçoadas, para que a informação chegue aos interessados em tempo real.
Já existem aplicativos de gestão de entregas, como o TudoEntregue, por exemplo, que monitoram todas as viagens em tempo real, apontam a localização precisa dos motoristas e deixam você informado assim que a entrega é finalizada.
Com o aplicativo você também recebe todos os comprovantes de entrega no ato da entrega, que ficam armazenados em segurança e com o registro de todas as ocorrências, imprevistos e até o desempenho dos motoristas.
Ter o controle dos motoristas e saber exatamente onde estão durante as viagens significa ter mais controle sobre toda a logística de entregas da sua empresa.
Gera economia, poupa tempo e faz seus clientes confiarem ainda mais no serviço que você oferece.
Esse ponto é primordial para aumentar a assertividade das entregas e reduzir o número de reclamações.
Mesmo que aconteça algum imprevisto com o motorista, como por exemplo o caminhão quebrar, é possível procurar alternativas e resolver os problemas no mesmo dia.
Como já citamos aqui, outra tendência, que já vemos acontecer e que está se tornando cada vez mais primordial, é a participação do cliente nesse processo, permitindo que ele mesmo consulte o andamento das entregas online, sem precisar ligar pra ninguém.
E então, o que você achou dessa matéria? Conta aqui nos comentários como a sua empresa vai se preparar para essas tendências.
Muito obrigada e até a próxima!