Como o CANHOTO DIGITAL evita PREJUÍZOS no faturamento da TRANSPORTADORA 

Em vez de ler, que tal assistir?

Transportador, você já teve dificuldade em receber o pagamento das entregas devido a perdas de canhotos ou por utilizar o canhoto digital? 

Você sabia que a perda dos canhotos pode prejudicar diretamente o fluxo de caixa da sua transportadora? Afinal, esse documento é a prova de que a mercadoria foi entregue ao cliente. 

O canhoto, em sua versão física, é uma parte destacável da nota fiscal ou DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). Quando o destinatário assina, essa parte é destacada e devolvida à empresa vendedora, comprovando a entrega. No entanto, confiar apenas nesse formato pode ser arriscado. 

Com centenas de entregas sendo realizadas diariamente e, no meio da correria, é comum que canhotos físicos se percam devido ao grande volume de documentos.  

É aqui que a tecnologia se torna essencial, simplificando processos e garantindo a segurança das informações. 

Lendo até o fim você vai descobrir os riscos da falta do canhoto digital na sua transportadora e como evitar prejuízos financeiros otimizando sua operação com soluções mais modernas e eficazes. 

Atraso no pagamento: O impacto direto no seu caixa 

Imagine entregar a mercadoria e, depois, ter dificuldade em provar que a entrega foi feita. 

Sim, um dos riscos da falta do canhoto digital é que sem o canhoto em mãos o cliente pode atrasar o pagamento, alegando que a entrega está pendente.  

No tumulto do dia a dia, é comum que o documento físico seja perdido ou extraviado, tanto pela transportadora quanto pelo cliente. Isso leva a: 

    • Atrasos no fluxo de caixa: pagamentos que deveriam entrar em 30 dias acabam levando até 90 dias ou mais; 

    • Perca de tempo: você precisará parar sua atividade para “revirar” as caixas de arquivos e localizar um canhoto que pode já ter sido devolvido ao cliente. 

Com o canhoto digital armazenado em um sistema, tanto sua transportadora quanto o cliente podem acessar o documento rapidamente, eliminando desculpas para atrasos e garantindo mais agilidade no faturamento. 

Retrabalho para a sua equipe 

Sem um sistema eficiente para gerenciar os canhotos, qualquer problema que exija consulta pode gerar horas desperdiçadas em processos manuais que poderiam ser evitados.  

Em casos de documentos antigos, a equipe pode até precisar interromper suas tarefas para vasculhar caixas e arquivos, desviando o foco das atividades mais importantes. 

Com um sistema de controle de entregas que armazena todos os canhotos digitalmente, sua transportadora elimina o retrabalho, ganha produtividade e direciona a equipe para tarefas estratégicas. 

Riscos jurídicos por falta do canhoto digital para comprovação 

O canhoto é mais do que uma formalidade, ele é a prova legal de que a entrega foi realizada conforme combinado. 

Armazenar o canhoto de nota fiscal é importante e é uma obrigação fiscal. Se a empresa passar por alguma auditoria esse documento pode ser solicitado para verificar possíveis inconsistências. 

De acordo com a Lei, o canhoto precisa ser armazenado por 5 anos. Há muito tempo, era comum ter pilhas e mais pilhas de papéis em depósitos para guardar esses documentos, mas isso ficou para trás.  

A forma mais segura e prática de armazenar esse tipo de documento é digitalmente. E muitas empresas já aderiram devido a praticidade e segurança. 

Sem esse documento, sua transportadora fica exposta a impossibilidade de comprovar a entrega, especialmente em disputas com clientes. 

Armazenar o canhoto digitalmente, com validade jurídica, oferece segurança para sua empresa e evita prejuízos em situações de contestação. 

Vantagens do Canhoto Digital 

Investir em um sistema de canhotos digitalizados deixou de ser apenas uma modernização, é uma solução estratégica para evitar prejuízos e melhorar a operação. Veja os principais benefícios: 

    • Acesso em nuvem: tanto a transportadora quanto o cliente podem consultar os canhotos a qualquer momento. 

    • Redução de riscos: elimina a possibilidade de perder o documento. 

    • Agilidade no faturamento: acelera o processo de cobrança com comprovantes sempre disponíveis. 

    • Economia de tempo e recursos: sem retrabalhos e buscas manuais por canhotos perdidos. 

Como evitar prejuízos com canhoto digital 

A falta de um canhoto digital não precisa mais ser um problema para sua transportadora. Com o uso da tecnologia, as informações são armazenadas de forma segura, eliminando os riscos de extravio, perda ou deterioração dos documentos. Assim, você pode deixar de se preocupar com canhotos de papel e focar no que realmente importa: entregar resultados. 

Com um aplicativo de gestão de entregas como o Active TudoEntregue, o motorista pode registrar a entrega diretamente pelo celular, no momento em que ela é realizada. 

A tecnologia do TudoEntregue vai além: ela registra a geolocalização exata do motorista onde a baixa foi feita, permitindo que você comprove que a entrega ocorreu no endereço correto. 

Além disso, você obtém informações em tempo real sobre cada entrega, garante armazenamento digital seguro dos comprovantes e pode acessá-los rapidamente sempre que precisar. 

Esses benefícios otimizam a sua operação e aumentam a confiança de novos clientes, destacando sua transportadora no mercado com um diferencial competitivo. 

E aí, esse conteúdo te ajudou? Conheça a Active Corp e nossas soluções para simplificar a logística e transporte.   

Aproveite para seguir as nossas páginas e fique por dentro das novidades do mundo da logística e transporte! Estamos no Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin e Tiktok

Comentários