Gestão de entregas para distribuidoras de cosméticos: descubra como melhorar seu atendimento

Gestão de entregas para distribuidoras de cosméticos

Sua distribuidora de cosméticos precisa ter a melhor gestão de entregas para não perder clientes. Saiba como a tecnologia pode ajudá-lo a conseguir isso!

Dados da consultoria McKinsey & Company comprovam: mesmo em meio à pandemia  da Covid-19, o público que compra cosméticos e produtos de beleza é cada vez maior em todo o mundo. Um público que, além de ser fiel às suas marcas favoritas, é extremamente exigente quanto ao estado de qualidade em que o produto chega nas suas mãos.

Por isso, a distribuidora de cosméticos que pretende oferecer o melhor atendimento a seus clientes não pode ignorar as necessidades específicas e os cuidados que este tipo de produto exige. Para que não causem qualquer tipo de dano à saúde do consumidor, existem formas adequadas de fazer o armazenamento e o transporte dos cosméticos. E ser pontual nas entregas, em especial, é absolutamente indispensável.

A própria natureza do mercado de cosméticos e produtos de beleza faz com que o segmento seja continuamente influenciado por tendências e novidades tecnológicas que vão surgindo – e as empresas que não estão atentas a isso acabam ficando para trás. O apoio da tecnologia é fundamental, por exemplo, para promover a distribuição correta do mix de produtos e garantir que estejam nos canais de distribuição certos, na hora certa.

Já imaginou se a sua distribuidora de cosméticos entrega aquele creme hidratante caríssimo com a tampa aberta (e o conteúdo provavelmente contaminado), quebra um frasco de perfume francês ou entrega com atraso um produto que precisava ir para a geladeira rapidamente? São falhas que nenhum cliente perdoa e que acabam com a reputação da sua empresa.

Por meio de uma gestão de entregas eficiente e apoiada na tecnologia, você consegue evitar atrasos, interrupções e avarias constantes nos produtos cosméticos. Também pode dar a seu cliente acesso em tempo real a todas as informações que ele precisa para ficar tranquilo sobre a entrega – e assim, construir uma ótima imagem e uma reputação positiva para sua distribuidora de cosméticos. 

Por que você deve controlar a gestão de entregas da sua distribuidora de cosméticos?

O cliente que compra produtos de beleza é muito fiel a suas marcas favoritas – mas não terá a mesma fidelidade com sua distribuidora de cosméticos se não puder mantê-lo satisfeito e bem informado. Você precisa desenvolver uma gestão de entregas eficiente para que este cliente sempre conte com o seu serviço.

Segundo a mesma pesquisa da McKinsey & Company, a indústria mundial da beleza responde por um mercado que gera US$ 500 bilhões (!) em vendas todos os anos

O Brasil não fica de fora dessa, muito pelo contrário: segundo a Euromonitor, o mercado nacional de produtos de beleza e cosméticos gerou mais de R$ 29 bilhões somente em 2019.

É um mercado bilionário e que gera uma forte concorrência em todos os segmentos que giram em torno dele – especialmente o setor de entregas. Para superar a concorrência, sua distribuidora de cosméticos precisa ter uma vantagem competitiva – e não há vantagem competitiva melhor do que poder atender as necessidades particulares dos seus clientes.

Para oferecer isso e ainda manter sua empresa sempre crescendo, você precisa que a logística de entregas e a distribuição dos produtos sejam altamente eficazes. Quer saber como conseguir esta eficácia? Fique conosco até o final e saiba como criar uma gestão de entregas eficiente!

Como funciona a gestão de entregas de uma distribuidora de cosméticos?

A logística de uma distribuidora de cosméticos exige cuidados específicos para cada produto no que se refere ao armazenamento, ao transporte, ao planejamento e, principalmente, no cumprimento do que é prometido ao cliente em relação à data de entrega agendada. Saiba um pouco mais sobre como funciona cada um destes itens:

Transporte 

Produtos cosméticos podem ter a qualidade afetada por fatores como temperatura inadequada ou muita trepidação. Para evitar qualquer dano aos materiais, é preciso cumprir fielmente os prazos de entrega e oferecer um serviço de distribuição adequado de acordo com o que cada mercadoria pede.  

Armazenamento

Garantir o devido cuidado no armazenamento dos produtos é essencial, assim como adotar a logística reversa de reaproveitamento de materiais. Tenha um cuidado especial com as embalagens dos cosméticos e certifique-se que o departamento responsável pelo armazenamento trabalha em sintonia com o setor de transportes. 

Planejamento 

Desde o início da pandemia, o mercado de vendas online vem crescendo a níveis extraordinários – e sua distribuidora de cosméticos não está preparada para atender o aumento da demanda sem um bom planejamento logístico para as entregas. 

Leia também: Crescimento do e-commerce gera oportunidades para sua empresa. Saiba como aproveitar! 

Acompanhamento 

Você pode até não saber, mas seu cliente começa a ficar ansioso assim que faz um pedido de entrega. Para se sentir seguro, ele precisa estar por dentro do que está acontecendo com seu pedido a cada etapa do processo – e atender esta necessidade demonstra que sua empresa está interessada no cliente, seu principal patrimônio.

Lembre-se que o cliente satisfeito por um serviço bem realizado comenta com um amigo, mas um cliente insatisfeito faz questão de comentar com até dez amigos. Além disso, a venda só é realmente concluída quando a mercadoria é entregue nas mãos do cliente – e mesmo assim ele ainda pode devolvê-la.

Evite perdas e atrasos nas entregas com um fluxo de trabalho simples e eficiente, permitindo que sua distribuidora de cosméticos mantenha o foco no cronograma de entregas e na missão de manter o cliente sempre bem informado. Você pode obter este fluxo promovendo uma boa dinâmica de trabalho na sua empresa, algo que fica muito mais fácil de conseguir se você contar com a tecnologia como aliada. 

Saiba mais: Descubra como gerar uma experiência incrível enviando o status da entrega automaticamente para o cliente 

O que a tecnologia pode oferecer para sua distribuidora de cosméticos?

Sua distribuidora de cosméticos precisa:

  • oferecer algo a mais se quiser se destacar em meio à forte concorrência;
  • ser capaz de atender as necessidades particulares de cada cliente; 
  • ter o devido cuidado com cada tipo de mercadoria. 

Mas não precisa fazer isso sozinha: ela pode dispor de tudo isso com o apoio da tecnologia.

Um bom aplicativo de gestão de entregas, como o TudoEntregue, não só proporciona aos seus clientes uma experiência de muito mais qualidade como também ajuda sua empresa a reduzir os custos com logística e ainda aumenta a eficiência dos motoristas e das entregas. Acima de tudo, o APP de entregas dá a você, gestor da empresa, controle absoluto sobre todas as entregas que seu negócio tem a realizar.

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