Roteirização de entregas: o que é, como fazer e organizar

Roteirização de Entregas: como organizar suas entregas de forma rápida


Não quebre a cabeça, economize tempo e dinheiro! Use a tecnologia para traçar a melhor rota! Este artigo o ajudará a entender e aproveitar os benefícios de um aplicativo para roteirização de entregas.

Ter uma boa roteirização de entregas é fundamental para qualquer negócio que atua levando produtos até os clientes – seja uma transportadora, um varejista ou um e-commerce.

Quando bem planejada, torna o processo logístico mais eficiente, produtivo e econômico. Por outro lado, a falta de organização nas entregas aumenta custos e faz com que os pedidos demorem mais do que deveriam.

Esse cenário é reflexo da falta de planejamento, levando os motoristas a percorrerem longas distâncias, aumento no gasto de combustível, risco de acidentes e outros custos e problemas evitáveis.

Para solucionar isso, você não precisa gastar horas do seu dia traçando manualmente as rotas para as entregas: deixe a tecnologia trabalhar por você.

Com poucos cliques e em questão de minutos, apps de roteirização, como o TudoEntregue separam as melhores rotas para cada entrega e organizam a logística da sua empresa.

Entenda mais neste artigo.

O que é roteirização de entregas?

A roteirização de entregas é o processo de definição das rotas para organização da sua logística. Ou seja, é o momento em que o trajeto é traçado. Para isso, é preciso identificar o melhor caminho a ser percorrido pelo motorista, agilizando as entregas e otimizando custos logísticos.

O procedimento de roteirização é usado tanto para entrega quanto para coleta de todos os tipos de mercadorias, e para todos os nichos de empresas (indústrias, transportadoras, distribuidoras, atacadistas e outras).

LEIA MAIS | A tecnologia na gestão de entregas

Por que é importante fazer a roteirização de entregas?

Para otimizar o tempo que cada entrega demora para ser realizada e poupar dinheiro, é preciso levar em consideração uma série de fatores 

  • O caminho mais rápido
  • Possíveis dificuldades no trajeto
  • Volume da carga
  • Relação entre a distância percorrida
  • Custo do combustível

Ou seja, são muitas questões para serem resolvidas. Portanto, a importância da roteirização de entregas está na otimização dos recursos financeiros, prazos e conservação da frota e das mercadorias.

Como fazer a roteirização de entregas?

A falta de planejamento na logística de entregas é uma das principais responsáveis por atrasos que levam a reclamações dos clientes, danos nas mercadorias e custos elevados.

Por isso, desenvolver um processo para fazer a roteirização de entregas otimizada todo o fluxo logístico. Então, confira algumas boas práticas.

Prepare um calendário de entregas

Reúna todos os pedidos dos clientes e prazos informados no momento da compra para fazer um calendário de entregas. Depois, agende com os clientes para que eles possam se planejar para receber as mercadorias.

Além de tornar o seu fluxo de trabalho mais organizado, evitará atrasos. Assim, o cliente fica satisfeito, verá que a sua marca é confiável e eficiente no que promete. O resultado disso é a valorização por meio do consumidor (seja B2B, seja B2B) e autoridade de mercado.

Agrupe as entregas de acordo com o destino

A roteirização de entregas é sobre otimizar as rotas. Com isso em mente, faça o alinhamento de destinos, ou seja, agrupe as entregas que estão próximas umas das outras.

Isso reduz a quantidade de pesquisas de endereços, reduz o tempo gasto pelos motoristas e facilita na hora de elaborar a rota.

Encontre a melhor rota

A sequência definida para as entregas deve ser feita para reduzir, ao máximo, o trajeto percorrido. Dessa forma, os motoristas conseguem fazer mais entregas em um mesmo dia, economizando combustível e tempo.

No entanto, para conseguir esse nível de planejamento na roteirização de entregas, é necessário atentar as duas dicas anteriores. Para fazer esse alinhamento, estude o percurso, mapeie a distância entre cada destino e identifique possibilidades de caminhos diferentes.

Conheça as condições das vias

Além de conhecer a rota, é preciso identificar as condições das vias. Portanto, busque estudar se o caminho é muito emburacado, os horários de pico e até pedágios. Isso porque todos esses fatores interferem na sua roteirização.

Por exemplo: às vezes o caminho com a menor distância não é o mais rápido, pois ele pode ter muito engarrafamentos e condições precárias da via. Pense nesses detalhes.

Entretanto, tenha em mente que: seguir essas práticas sem o apoio de um roteirizados é uma tarefa difícil. Você leva muito mais tempo e ainda aumenta as chances de erro ao longo do processo.

LEIA MAIS | A forma mais rápida de fazer a roteirização de entregas

Benefícios da roteirização de entregas

Os principais benefícios da roteirização de entregas são:

  • Redução de custos
  • Otimização do tempo
  • Qualidade nas entregas
  • Conservação das frotas
  • Confiança e satisfação do cliente

Entenda como cada um desses impactos acontece no seu negócio.

Redução de custos

A otimização de rotas e melhora do processo logístico resulta na redução de custos em cada percurso. Somado a isso, a maior produtividade das equipes também contribui para fluxos de trabalho mais rápidos, porém, mais eficientes.

A redução de custos também acontece com:

  • Economia de combustível 
  •  Menor frequência de manutenção dos veículos da frota 
  • Vida útil dos pneus 

Falando em redução de custos, temos um vídeo com várias dicas para ajudar a otimizar o seu orçamento com o processo logístico. Veja só:

Otimização do tempo

A roteirização definirá o melhor trajeto para cada remessa. Com isso, o caminho percorrido pelos motoristas será simplificado e mais eficiente. Assim, as entregas se tornam mais rápido e o tempo de ida e volta mais curto.

Qualidade nas entregas

Percursos mal planejados podem danificar as mercadorias. Isso pode acontecer por exposição a intempéries e longo períodos de transporte — mesmo os produtos que não são perecíveis!

Já as rotas planejadas via tecnologia, tornam o percurso mais rápido, logo, as chances de entregar mercadorias danificadas é reduzida drasticamente.

Conservação das frotas

Como dito, todos os benefícios da roteirização de entregas resultam na economia de recursos financeiros e de equipamentos, incluindo as condições das frotas.

Assim, há conservação dos veículos por mais tempo, aumentando a vida útil de cada um deles e reduzindo a necessidade de manutenções extras.

Confiança e satisfação do cliente

Afinal, quem não gosta de receber suas compras no dia e hora marcados? E ainda, estar informado e atualizado sobre o status de seus pedidos?

Toda a eficiência da roteirização de entregas impacta na satisfação e fidelização do seu cliente. Você também deixa claro para o mercado que a sua empresa é bem-organizada e confiável.

LEIA MAIS | Notificações automáticas de andamento das entregas

O que é um roteirizador de entregas?

Um roteirizador de entregas é um software que faz o planejamento de trajetos e organização das entregas.

Entre as funções, um roteirizador de entregas faz:

  • Mapeamento de rotas econômicas e eficientes
  •  Atualização do cliente sobre o status e posicionamento da entrega
  • Cálculo de quilometragem
  • Registro e programação de veículos da frota
  • Condições do percurso
  • Valores e quantidade de pedágios
  • Histórico de viagens e trajetos
  • Restrições de trânsito

Por que usar um roteirizador de entregas

Além da redução de custos e otimização de rotas, os benefícios de usar um roteirizador são:

  • Acesso a dados em tempo real
  • Agilidade na comunicação com os motoristas
  • Gestão de frotas e das equipes de transporte
  •  Aumento da segurança dos motoristas

App de roteirização de entregas: otimize as suas rotas com o TudoEntregue

Imagine fazer todo esse planejamento à mão, ou de forma analógica? Além da alta propensão a erros e custos elevados, requer muito tempo de trabalho — desnecessariamente!

Por isso o uso da tecnologia é indispensável. Com ela você cria um itinerário de entregas eficiente e que atende a todas as necessidades e demandas do seu negócio.

A roteirização de entregas do aplicativo TudoEntregue é muito mais eficiente do que manter na empresa, por exemplo, um “expert” em ruas e bairros das cidades.

Ainda que esta pessoa exista, ela demora muito mais tempo para separar as entregas por bairro, verificar os endereços de cada cliente e separar as entregas na melhor ordem.

Com a tecnologia do aplicativo TudoEntregue, você tem tudo isso resolvido em poucos minutos. E o melhor: otimizado pela inteligência artificial do App, o roteiro de entregas é muito mais qualificado do que o traçado por qualquer “expert”.

Não é preciso nem mesmo gastar tempo e dinheiro mantendo os clientes informados: o próprio sistema faz o envio automático da informação por SMS de acordo com a ordem traçada na roteirização.

Afinal, se as pessoas usam o Waze e o Google Maps para ir a qualquer lugar, por que não utilizar a tecnologia para fazer isso também na hora de otimizar as entregas do seu negócio?

Quer saber mais sobre a roteirização de entregas e usar todo o potencial de um app roteirizador? Saiba mais sobre o TudoEntregue

Comentários
Dúvidas? Entre em contato!