Pular para o conteúdo
  • HOME
  • BLOG
  • ACTIVE CORP
Menu
  • HOME
  • BLOG
  • ACTIVE CORP

Crescimento do e-commerce gera oportunidades para sua transportadora. Saiba como aproveitar!

  • por Jefferson Cescon
  • fevereiro 11, 2021
  • Novidade TudoEntregue
crescimento transportadora

Tecnologia ajuda empresas de logística a atender lojas do comércio eletrônico e aumentar o faturamento. Entenda porque existe uma oportunidade real e como fazer para aproveita-la

Toda crise também gera oportunidades. Já diziam grandes líderes como o ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, e o bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann. Até a pandemia do Coronavírus, uma das maiores crises da história da humanidade, representa uma grande oportunidade de crescimento – especialmente para as transportadoras.

O início de 2020 foi difícil para o setor. Segundo o site e-commercebrasil, boa parte das transportadoras registrou queda de até 50% no faturamento durante os quatro primeiros meses da pandemia. Só que esta mesma pandemia mudou completamente o comportamento do consumidor brasileiro: por causa dela, hoje ele faz  mais compras pela internet.

A prova disto é que, após uma queda inicial, o setor de e-commerce encerrou 2020 com um faturamento 83,68% maior do que em 2019 (segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) e a quantidade de lojas virtuais aumentou 40% durante a pandemia (segundo o PayPal). São mais de um milhão e 300 mil lojas de e-commerce que precisam levar seus produtos até os clientes.

Para você que trabalha com entregas, o crescimento do e-commerce significa uma enorme oportunidade para alavancar seu negócio e ganhar mais dinheiro.

Por que você precisa ficar de olho no crescimento do e-commerce?

Comprar pela internet nunca esteve tão em alta no Brasil. Várias pesquisas dão uma ideia do crescimento do setor:    

  • Pesquisa da Ebit/Nielsen em parceria com a Elo mostra que o e-commerce brasileiro cresceu 47% durante a pandemia, a maior taxa em vinte anos. Somente entre janeiro e junho de 2020 foram gastos R$38 bilhões em 90 milhões de pedidos de entrega – sua transportadora vai ficar sem uma fatia deste bolo? 
  • Ainda segundo a Ebit/Nielsen e a Elo, o valor médio que os brasileiros gastam em compras no comércio eletrônico aumentou 6% no último ano: de R$404 em 2019 para R$427 em 2020. 
  • Já segundo dados da Câmara Brasileira da Economia Digital e da empresa Neotrust, o comércio eletrônico cresceu 122% no acumulado até novembro de 2020 se comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Com o crescimento do e-commerce, a tendência é que esse comportamento de consumo continue mesmo quando a pandemia terminar. A própria Mastercard apresentou em janeiro passado um relatório, o Global Outlook 2021, apontando como a criação de negócios online segue ganhando força e que, de agora em diante, dificilmente serão abertas novas empresas fora do ramo do e-commerce.

Para as transportadoras, as compras pela internet e o crescimento do e-commerce criam uma ótima oportunidade – principalmente na última milha e para entrega de pequenos volumes.

Como sua transportadora pode aproveitar essa tendência?

Para muitas empresas que atuam com logística de entregas, atender o comércio eletrônico tornou-se não só uma maneira de aumentar o faturamento, mas sim um verdadeiro pilar de sustentação. Para conseguir isso, elas aderiram às facilidades que a tecnologia e a digitalização oferecem – e assim conquistaram mais produtividade e a confiança dos clientes.

Entenda porque sua transportadora precisa aproveitar o crescimento do e-commerce: 

  • Possui uma demanda crescente
    De Norte a Sul, todas as regiões do Brasil registraram alta no faturamento do e-commerce em 2020 – e a maioria destas lojas virtuais precisa das transportadoras para levar seus produtos até a clientela;
  • Causa impacto positivo no faturamento
    Com a maior demanda para entregas, a transportadora que se adapta para conseguir atender o maior número de clientes tem grandes chances de aumentar seu próprio faturamento; 
  • Promove a diversificação de produtos
    O comércio eletrônico atua com uma enorme variedade de produtos de diferentes valores e que requerem diferentes cuidados: se a transportadora oferece uma logística eficiente para lidar com essa diversificação de produtos, ela se destaca perante a concorrência. 

O que fazer para acompanhar o crescimento do comércio eletrônico?

Confira algumas dicas para que sua transportadora não deixe de aproveitar essa tendência: 

  • Revise os métodos de trabalho da sua transportadora para aumentar a produtividade da equipe: isso pode ser feito eliminando as tarefas desnecessárias e focando no que realmente dá resultado. Por que você precisaria, por exemplo, atender a ligação de um cliente para passar informação sobre a entrega se o próprio cliente pode rastrear a entrega em tempo real com a tecnologia do APP TudoEntregue? 
  • Ganhe agilidade na execução de tarefas automatizando boa parte do trabalho: existem tarefas que o computador pode fazer melhor e mais rápido que as pessoas. Quando se trata de manter o cliente informado, por exemplo, o portal de informação do APP Tudo Entregue oferece um auto-atendimento muito mais eficiente. Também é possível enviar SMS ou e-mail para avisar o cliente que a mercadoria está a caminho.
  • Ofereça sempre alta qualidade nas suas entregas. Quando uma entrega está agendada e a transportadora cumpre a agenda, dificilmente há reclamação por parte do cliente. Você também pode medir a qualidade das entregas e o nível de satisfação dos clientes realizando pesquisas que são facilitadas pela tecnologia.
  • Use a tecnologia a seu favor: automatizar as tarefas gera aumento de produtividade na empresa e melhora a percepção que o cliente tem sobre a qualidade do serviço.

TudoEntregue pode ser um aliado do seu negócio

O APP TudoEntregue oferece uma série de vantagens que auxiliam as transportadoras a atender com eficiência o setor de e-commerce. Confira alguns dos benefícios do APP TudoEntregue: 

  • Mais facilidade para fazer o agendamento de entregas e cumprir os prazos;
  • Mantém o cliente informado sobre tudo o que acontece com a encomenda através do rastreio em tempo real;
  • Realiza de forma automatizada a pesquisa com clientes sobre a qualidade do seu serviço de entrega;
  • Envia informações automaticamente e em tempo real para o e-commerce, eliminando trabalho manual desnecessário. 

Não perca mais tempo: conheça sobre o APP TudoEntregue, o melhor jeito de gerenciar entregas e aproveite o crescimento do e-commerce para gerar novos negócios para sua transportadora. 

 


Comentários
Facebook Youtube Linkedin Instagram
Posts mais lidos
  • Comprovante de entrega no papel? Você está fazendo isso errado!
    Comprovante de entrega no papel? Você está fazendo isso errado!
    15/12/2020
  • Entregas do varejo: vale a pena ter uma frota própria?
    Entregas do varejo: vale a pena ter uma frota própria?
    07/04/2021
  • Respondendo dúvidas sobre Sistema de Gestão de Entregas | Active TudoEntregue
    Respondendo dúvidas sobre Sistema de Gestão de Entregas | Active TudoEntregue
    14/07/2022
Categorias
  • Novidade TudoEntregue
  • Sem categoria
Active Corp
R. Rahal, 71 - Jardim Santa Mena
Guarulhos/SP - CEP: 07097-020
CNPJ: 08.797.442/0001-12
E-mail: contato@activecorp.com.br


(11) 2229-0810

Whatsapp ActiveCorp (11) 99264-4050