Roteirizador de entregas: O que é e como aplicar na sua operação? 

Roteirizador-de-entregas

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

O seu consumidor tende a opta por aquela empresa que entrega mais rápido. Trabalhando com logística você entende que sem um roteirizador de entregas essa tarefa não é muito fácil porque é necessário a ajuda da tecnologia nessa etapa.

Segundo o Globo, 73% dos consumidores esperam que e-commerce ofereça entregas ultrarrápidas e um quarto dos consumidores está disposto a trocar de loja se o prazo de entrega for mais curto

Assim como o crescente aumento de consumidores online se deu pelo uso da tecnologia, as entregas ultrarrápidas só vão ser possíveis com o uso da tecnologia também. O roteirizador é a ferramenta logística essencial para te ajudar a acompanhar o ritmo e até mesmo passar na frente dos concorrentes. 

Lendo até o final você vai entender o que é roteirizador, porque essa ferramenta é tão importante e como escolher a que vai te atender melhor

O que é um roteirizador? 

O roteirizador é uma ferramenta utilizada para definir os melhores trajetos e rotas de forma mais eficiente utilizando menos recursos. 

Então, a roteirização de entregas nada mais é do que uma ferramenta para definir a melhor estratégia de rotas para entregas ou coletas de mercadorias, de forma rápida e econômica. 

E você sabe que planejar boas rotas não é tão simples, muita coisa precisar se levada em consideração. Utilizando essa ferramenta você otimiza o planejamento para definir boas rotas de forma rápida e sem erros que podem causar prejuízos financeiros. 

Porque (qual é a importância) de usar um roteirizador na gestão de entregas? 

Para ter uma ideia dos impactos que o uso de um bom roteirizador de entregas pode trazer, separei alguns dos principais benefícios que você terá assim que começar a usar essa ferramenta: 

  • Economia de tempo: Você não vai precisar ficar horas planejando os trajetos de entregas. Um bom roteirizador faz isso em segundos. 
  • Diminuir prazos de entregas: O prazo de entrega é otimizado, pois a rota é calculada de acordo com a melhor sequência de entregas e coleta.  
  • Custos menores: Se a sequência ideal é definida então, o motorista não perde tempo e não gasta combustível com rotas mais longas do que o necessário.  
  • Experiência dos clientes: O cliente busca por quem entrega primeiro, então com a utilização de um roteirizador, além de não perder nenhum prazo de entrega, você se antecipa da concorrência com prazos de entregas ainda menores e garante a satisfação dos clientes.  
  • Produtividade logística: O impacto não é apenas na agilidade da operação, mas na redução de custos desnecessários e na avaliação do seu cliente. 

E também, qual gestor de entregas não quer acompanhar as entregas em tempo real a partir da sua sala de trabalho e visualizar a localização de cada motorista sem precisar telefonar ou mandar mensagens? Não conheço nenhum.  

Saiba mais: Como organizar suas entregas com a roteirização de entregas! 

Como um roteirizador funciona na prática? 

Para entender melhor como funciona um roteirizador de entregas, vamos usar como exemplo o TudoEntregue. Com ele, você define as regiões, bairros ou CEPs que irá atender, o sistema faz a separação automática e defina o melhor trajeto e sequência para cada entrega. Depois disso, com apenas um clique você envia para o celular do motorista, que vai visualizar no aplicativo as entregas e coletas na ordem em que devem ser feitas. 

Veja no vídeo abaixo mais detalhes e o aplicativo funcionando na prática: 

O que levar em consideração na hora de escolher um roteirizador? 

Existem diversos roteirizadores de entrega e você precisa considerar alguns pontos para escolher o que vai te atender melhor.  

Alguns dos principais pontos que você precisa levar em consideração ao escolher um roteirizador de entregas são:  

  • Tecnologia utilizada: isso é muito importante para que você tenha segurança sobre como estão sendo armazenadas suas informações. Além disso, um sistema que usa alta tecnologia garante que ele sempre estará disponível e você não vai ficar “na mão” quando precisar dele; 
  • Torre de controle: ela é um portal de gestão onde você consegue acessar informações em tempo real para facilitar a tomada de decisão e garantir o sucesso de cada entrega;  
  • Aplicativo para o motorista: com o app instalado no celular do motorista você consegue acompanhar a localização em tempo real. Além disso, ele pode lançar ocorrências de problema quando houver algum imprevisto, dar baixa nas entregas e enviar os comprovantes assinados e digitalizados; 
  • Intuitivo e fácil de usar: como será usado por todos os motoristas, é indispensável que o aplicativo seja fácil de usar e tão intuitivo quanto o IFood, Uber e Facebook; 
  • Tenha uma equipe de suporte: sabemos que problemas acontecem, por isso, você precisa estar respaldado por profissionais preparados para ajudar você e sua equipe com um atendimento humanizado e preocupado com o seu resultado. 

Se você usar um sistema de gestão de entregas completo, como o TudoEntregue, além de ter um excelente roteirizador de entregas você também: 

  • consegue ver a localização dos motoristas no mapa em tempo real, sem precisar ligar ou mandar mensagem; 
  • digitaliza e armazena todos os comprovantes de entrega (canhoto digital) em segurança; 
  • pode enviar o link de rastreio para o seu cliente e ele acompanha o pedido em tempo real; 

Neste vídeo, respondemos dúvidas sobre Sistema de Gestão de Entregas. 

Conclusão 

Agora me fala, como você faz a roteirização hoje?  

Se você leu até aqui é porque percebeu que não dá mais pra ficar fazendo uma gestão entregas sem uma ferramenta que automatize a roteirização.  

Chegou a hora de transformar o roteirizador de entregas em um aliado do setor estratégico e, assim, você vai conseguir diminuir os prazos de entrega e tornar o seu produto mais competitivo do que a concorrência e, consequentemente, vender mais.    

Esta publicação te ajudou? Conheça nossa empresa e nossas soluções para simplificar a logística e transporte.   

Comentários
Dúvidas? Entre em contato!