Em vez de ler, que tal assistir?
Como você faz a roteirização de entregas aí na distribuidora ou transportadora em que você trabalha? Se você faz roteirização de entregas pelo Google, saiba que existem alguns riscos em fazer essa tarefa manualmente.
Uma parte importante dentro do transporte é o cuidado com as entregas. Por isso, é preciso dar bastante atenção as ferramentas que você escolhe na hora de definir as melhores rotas.
Mesmo sabendo disso, é comum que na correria do dia a dia a separação das entregas seja feita “meio que no olho”, onde você vai “casando as entregas” uma por uma.
E é claro que, para quem não tem um sistema de controle de entregas, o Google Maps ajuda bastante. Mas para quem quer ser mais eficiente, essa ferramenta pode não ser a ideal, pois não atende todas as necessidades do transporte de mercadorias.
Lendo até o fim você vai descobrir as vantagens e desvantagens da roteirização de entregas pelo Google Maps e como melhorar de vez a sua roteirização com um sistema de controle de entregas.
Como funciona a roteirização de entregas no Google Maps
Como você sabe, o Google Maps é um aplicativo que mostra as rotas e utiliza informações de trânsito em tempo real para encontrar o melhor trajeto, perfeito para o nosso dia a dia. Por isso, alguns profissionais acabam utilizando essa ferramenta também para planejar as rotas dos motoristas nas entregas de mercadorias. Mas será que é o ideal para essa função? 🤔
Essa ferramenta é bastante popular devido à sua facilidade de uso. No entanto, ela apresenta algumas limitações que fazem diferença na roteirização e controle das entregas.
O Google Maps permite que você insira os endereços de entrega e calcule a rota mais rápida ou mais curta. Mas, ele não considera fatores importantes como as janelas de entrega específicas dos clientes, histórico do trajeto realizado pelo motorista, sequência detalhada das entregas, entre outros elementos essenciais para uma roteirização eficiente.
Vantagens e desvantagens da roteirização de entregas no Google Maps
É comum que o primeiro ponto a se analisar na hora de escolher uma ferramenta logística seja o custo. Mas quando estamos falando de uma empresa, você precisa avaliar o benefício e o valor que essa ferramenta vai agregar aos seus serviços.
É claro que existem algumas vantagens em utilizar o Google Maps, que se resumem basicamente em dois pontos:
- Fácil acesso: O Google Maps é gratuito e qualquer um pode acessar a partir de um dispositivo com conexão à internet.
- Facilidade de uso: A interface intuitiva torna simples a inclusão de endereços e a visualização das rotas.
Acontece que existem suas desvantagens que geram alguns riscos a sua operação, como:
- Falta de precisão: O Google Maps não foi feito especificamente para roteirização de entregas, podendo ignorar fatores importantes como as janelas de entrega.
- Perda de tempo: como é uma ferramenta manual, demanda muito tempo incluir as rotas de todas as entregas do dia. E se é o próprio motorista quem faz a roteirização, além de tempo você pode perder em eficiência estratégica.
- Ineficiência para transporte de cargas: A ausência de funcionalidades avançadas pode resultar em rotas nada eficientes aumentando os custos operacionais e o tempo de entrega.
- Limitações na personalização: Não permite a personalização necessária para atender às necessidades específicas de diferentes negócios de entrega.
- Falta de visibilidade: você não consegue ter certeza se os motoristas estão realmente seguindo a roteirização que foi determinada, pois não há um acompanhamento dos motoristas pela ferramenta.
Como melhorar sua roteirização de entregas com a tecnologia adequada
Estamos falando até agora de um aplicativo que tem sido utilizado para roteirizar entregas e que não foi projetado para essa demanda. Isso gera riscos para muitos distribuidores e transportadores que continuam trabalhando sem visibilidade e sem controle por não investir em um sistema de controle de entregas especializado.
Pensando nisso, se você quer ter mais eficiência e controle das suas entregas, é recomendável adotar um sistema de controle de entregas especializado. Um aplicativo como o TudoEntregue ajuda não só a otimizar a rota das entregas de maneira eficiente e eficaz, como conta com uma série de funcionalidades avançadas e pensadas especialmente para o transporte de mercadorias.
Esses são alguns dos diversos benefícios que você terá com um sistema de controle de entregas:
- Otimização de rotas: Uma alta tecnologia que automatiza a roteirização de entregas garante rotas mais eficientes e econômicas. E você ainda tem a certeza de que a rota definida está realmente sendo seguida pelos motoristas, com o acompanhamento online dos motoristas e rastreio das entregas.
- Monitoramento em tempo real: Você consegue acompanhar o andamento das entregas em tempo real, facilitando ajustes imediatos conforme necessário.
- Relatórios detalhados: Gera relatórios que trazem visibilidade e ajudam a identificar áreas de melhorias e a tomar decisões baseadas em dados.
- Personalização: Capacidade de personalizar as rotas de acordo com as especificidades do negócio, como horários de funcionamento dos clientes e restrições de entrega.
Este conteúdo te ajudou? Conheça a Active Corp e nossas soluções para simplificar a logística e transporte.
Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Tiktok, YouTube e Linkedin!