INSUMOS AGRÍCOLAS: CONTROLE DE ENTREGAS com TECNOLOGIA para evitar PREJUÍZOS financeiros  

Em vez de ler, que tal assistir?!

Você fabrica, distribui ou vende insumos agrícolas e tem dificuldade em controlar as entregas em áreas rurais? 

Lidando com produtos como agrotóxicos, adubos, sementes ou até mesmo maquinários agrícolas, você sabe que ter um controle logístico eficaz é essencial. Porque independentemente de onde está saindo o produto o objetivo é o mesmo, entregar com qualidade onde o cliente estiver.  

E dependendo desse fator é que começam os desafios da entrega desses materiais. Porque o cliente pode estar em uma área rural, sem sinal de internet e de difícil acesso. Afinal, estamos falando de produtos utilizados nesses locais na maioria das vezes. 

Se você tem um controle de entregas bem estruturado, então é possível lidar mais facilmente com os desafios das entregas e até com possíveis reclamações futuras sobre a qualidade ou quantidade dos produtos entregues. 

Atualmente a tecnologia tem sido uma aliada muito estratégica nos negócios de insumos agrícolas na hora de lidar com esses desafios e evitar problemas financeiros graves. Quer descobrir quais desafios estou falando e como evitar uma perca significativa no seu faturamento, que pode já estar acontecendo sem que você tenha percebido? Então é só ler até o fim. 

Desafios em controlar as entregas de insumos agrícolas  

Existem riscos e desafios em controlar entregas que podem comprometer a eficiência e a segurança das operações. Entre os principais desafios, destacam-se: 

  • Dependência de mão de obra humana para gerenciar as entregas: O controle manual exige que uma pessoa seja responsável por diversas tarefas, como controle, conferência, organização e até colagem dos canhotos caso eles sejam armazenados em um livro. Esse processo além de ser improdutivo, está sujeito a falhas humanas. 
  • Erros comuns em assinaturas e preenchimento de canhotos: Erros como assinaturas incompletas, dados incorretos ou ilegíveis são frequentes quando esse controle é feito manualmente. Esses erros dificultam a comprovação da entrega, como no exemplo que citei anteriormente. 
  • Identificar o problema tarde demais: Descobrir um problema apenas após uma reclamação do cliente pode significar perdas financeiras significativas e danos à reputação da marca.  

Por exemplo, não identificar um atraso de entrega até que o cliente reclame pode resultar na perda da confiança do cliente e, possivelmente, do contrato. 

  • Perda ou danificação de documentos físicos: Documentos físicos, como canhotos de notas fiscais, estão sujeitos a perdas, danos ou até mesmo extravio. Isso representa um risco significativo, especialmente quando esses documentos são essenciais para comprovar a entrega e evitar penalidades financeiras.  

E se tiver que encontrar um documento de anos atrás, vai precisar parar o trabalho da equipe só para procurar aquele canhoto e torcer para que esteja lá nos arquivos. 

  • Falta de rastreabilidade e transparência: Sem a tecnologia adequada é difícil manter uma rastreabilidade eficaz das entregas, como monitorar onde cada motorista está em tempo real, o que pode levar a atrasos e insatisfação do cliente. 

Tecnologia: A melhor aliada para controle das entregas de insumos agrícolas 

A utilização de tecnologias faz toda a diferença no controle das entregas de insumos agrícolas. Essas são algumas das facilidades que podem transformar sua logística: 

  1. Aplicativos para acompanhamento das entregas: Gerenciar as entregas sem visibilidade em tempo real é arriscado, pois os problemas só serão detectados tarde demais. Com tecnologia adequada, você pode entender o que está acontecendo em cada etapa do transporte. 

É essencial ter uma tecnologia que permita acompanhar o andamento das entregas e a localização dos motoristas. Com aplicativos de controle de entrega, você pode verificar, inclusive, se o motorista está seguindo a rota combinada. E mesmo que não tenha internet, fica registrado o trajeto que ele percorreu. Isso possibilita identificar gargalos e aumentar a eficiência das entregas. 

  1. Rastreamento das entregas online pelo próprio cliente: Se quando compramos algo ficamos ansiosos pela entrega, com o seu cliente não é diferente. Sua mercadoria é essencial para a produção do comprador. Por isso, a agilidade e transparência disponibilizando um link de rastreio para o próprio cliente acompanhar a entrega sem precisar te ligar, transmite segurança e profissionalismo. Isso reduz o risco de perdê-los para concorrentes que oferecem um melhor atendimento. 
  1. Armazenamento adequado dos comprovantes de entrega: Lidando com documentos em papéis, muitas coisas podem dar errado: perder, rasgar, sujar, molhar ou até queimar. Para quem faz entregas é bem comum lidar com o aborrecimento de ficar procurando canhotos em papel, o que é um desperdício de tempo. 

A melhor maneira de armazenar o canhoto da nota fiscal é digitalmente. Dessa forma você tem mais segurança, agilidade e tranquilidade no seu processo logístico. As informações ficam salvas, sem o risco de extravio, perdas ou deterioração dos documentos. É adotando o canhoto digital os canhotos de papel deixam de ser uma preocupação na sua empresa. 

Um aplicativo de controle de entregas, como o Active TudoEntregue, permite que o motorista dê baixa na entrega pelo celular assim que ela é feita. A tecnologia do Active TudoEntregue registra a geolocalização da entrega no local onde foi dada a baixa. Assim, você consegue verificar se o motorista realmente entregou no local indicado. 

Você sabe imediatamente se ocorreu tudo bem e armazena digitalmente os comprovantes de entrega para que os encontre facilmente quando precisar. 

Este conteúdo te ajudou? Conheça a Active Corp e nossas soluções para simplificar a logística e transporte.   

Comentários