Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo sobre logística de fim de ano?
É Black Friday, Natal, amigo secreto, show do Roberto Carlos… uma loucura que não acaba mais.
É real! O ano está acabando e está aberta mais uma temporada de festas de fim de ano.
Se você trabalha com e-commerce sabe o aumento significativo das vendas desse período, sendo o momento ideal para conquistar os clientes com entregas perfeitas.
Neste período de festividades, a logística enfrenta desafios devido ao aumento na demanda de entregas, afinal 90,5% dos consumidores pretendem comprar neste final de ano.
E você sabe, uma mercadoria passa por vários processos logísticos até chegar ao consumidor final.
Por isso, a tecnologia vem desempenhando um papel crucial na transformação da logística, proporcionando soluções inovadoras que asseguram a eficiência e a satisfação do cliente.
Leia até o final e descubra como realizar entregas perfeitas nesse período de fim de ano mesmo que tenha muita demanda.
Para começar: O que é uma entrega perfeita?
A expressão “entregas perfeitas” se refere ao processo de entrega de produtos que atende ou supera as expectativas dos clientes.
E vai além do simples ato de entregar um item, envolve toda a experiência, desde a compra até a entrega final.
Trabalhando com vendas online, certamente você preza pela integridade dos seus produtos durante as entregas para que o cliente fique satisfeito, volte a comprar e indique para outros possíveis clientes.
Muitas vezes, você precisa se pôr no lugar do cliente para entender como ele decidiu comprar com você e como você pode surpreendê-lo.
Tente lembrar: você provavelmente já foi efetuar uma compra e começou escolhendo pelo mais barato. Mas, analisando o produto em diferentes sites, passou a considerar o que entregasse mais rápido. Isso já aconteceu com você?
Para ter certeza de que está escolhendo bem, ainda confere os comentários e avaliações de quem já comprou é só depois efetua a compra. Pelo menos, é o que eu faria e você?
E atualmente é bem comum que os clientes deixem uma avaliação nas plataformas sobre o produto e a entrega.
Segundo uma pesquisa, 15,9% dos respondentes disseram desistir da compra por causa de avaliações ruins de outros consumidores.
Logística de fim de ano: Como realizar entregas perfeitas?
Como um bom empreendedor, você já deve saber que a escolha de bons parceiros logísticos é imprescindível na hora de surpreender seus clientes.
No fim de ano, as vendas estão a todo vapor, a concorrência é bem acirrada e você precisa se destacar investindo em uma qualidade de entrega surpreendente.
E se tratando de entregas perfeitas, alguns pontos precisam ser considerados para alcançar uma boa avaliação dos clientes:
- Prazos de entrega: Tenha parceiros que sejam referência em entregas rápidas para superar os prazos de entrega, especialmente durante períodos de alta demanda, como o fim de ano.
- Qualidade da embalagem: Não adianta chegar rápido e em mal estado. Por isso, é essencial o cuidado com a embalagem mantendo a integridade dos produtos durante o transporte.
- Rastreamento e transparência: É importante que você forneça aos seus clientes informações em tempo real sobre o status de suas entregas, proporcionando transparência.
- Comunicação proativa: Mantenha um contato proativo com os clientes, notificando sobre eventuais atrasos, alterações ou outras informações relevantes.
- Experiência do cliente: Colete uma avaliação da experiência geral do cliente, incluindo a facilidade de compra, a qualidade do atendimento e a impressão geral deixada pela empresa.
Realizar esses passos já te coloca a frente de muitos e-commerces e varejistas, ainda mais nessa logística de fim de ano.
Logística de fim de ano: aumento da demanda impacta a logística?
Sim, tem muitas compras nesse período, elas precisam ser entregues e esse aumento exponencial nas compras online cria desafios logísticos significativos.
A demanda por entregas rápidas e precisas atingem seu ponto mais alto, colocando à prova a capacidade das empresas de logística de atender às expectativas dos consumidores.
Vale lembrar que 90,5% dos consumidores estão decididos e vão comprar.
Então, é claro que se você usa tecnologia e automatiza a gestão de entregas, você vai conseguir se destacar com entregas perfeitas.
Na prática, um aplicativo que te ajuda a fazer entregas perfeitas, como o TudoEntregue, funciona assim:
- O sistema vai roteirizar automaticamente traçando a rota na sequência ideal para as entregas;
. - Com a roteirização pronta, você escolhe o motorista e, com apenas um clique, envia direto para o aplicativo que está no celular dele;
- Você consegue monitorar em tempo real onde está o motorista e como está o andamento das entregas;
- Para passar confiança, o cliente acompanha a entrega através do link de rastreio;
- Quando a entrega é finalizada, você recebe na mesma hora o canhoto digital (comprovante de entrega) assinado;
- Tanto o cliente quanto o motorista conseguem avaliar como foi a entrega e você visualiza todas essas informações na torre de controle logística.
Fácil, né?
Empresas que abraçam essas inovações não apenas superam os desafios logísticos, mas também elevam a experiência do cliente a um novo patamar.
O sistema de controle de entregas TudoEntregue é um exemplo impressionante de como a tecnologia pode ser aplicada de maneira abrangente, garantindo entregas perfeitas mesmo nos momentos mais desafiadores.
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