Veja a seguir 5 dicas para se destacar no mercado e ainda reduzir os custos de entrega.
Comprar pela internet já era uma tendência forte no Brasil. Mas o ecommerce cresceu ainda mais com o isolamento social provocado pelo Coronavírus e se tornou um modo habitual de compra.
Varejistas e distribuidores agora encaram o desafio de fidelizar clientes não só pela qualidade da mercadoria, mas também oferecendo uma entrega de qualidade. E para isso é preciso ter alternativas para o negócio seguir crescendo de forma sustentável.
Com a crise atual, reduzir custos é uma necessidade tanto para empresa quanto para os clientes. O valor da entrega, evidentemente, é um dos fatores que o consumidor mais leva em conta na hora de comprar. Mas como reduzir os custos de entrega e ao mesmo tempo garantir a qualidade do serviço?
Enfrentar esse desafio é muito mais fácil – e econômico – do que você pode pensar. O avanço da tecnologia gerou uma solução de logística que, apesar de ser de última geração, é simples de instalar e utilizar em aparelhos de celular.
O uso desta tecnologia somado à adoção de algumas práticas rotineiras fazr toda a diferença. Reduzir os custos de entrega torna-se uma consequência natural para a empresa.
Cinco dicas para reduzir os custos de entrega do seu negócio
Uma pesquisa divulgada em 2018 pela escola de negócios Fundação Dom Cabral apontou que os custos com logística consumiam em média quase 13% da receita das empresas.
Não é difícil deduzir que, com a chegada da pandemia e o aumento das compras pela Internet, esta porcentagem cresceu ainda mais. Assim, reduzir os custos de entrega pode ser o diferencial entre seu negócio e o da concorrência.
Uma redução que você pode conquistar com boas doses de organização e eficiência. Para alcançá-la, vale a pena seguir as dicas abaixo:
1.Faça um roteiro de entregas
Selecionar a melhor rota para cada veículo levando em conta a distância, o tráfego, o tipo de carga, o cliente e outras informações vai reduzir o tempo e o custo do transporte.
Fazer roteiros à moda antiga, quebrando a cabeça é muito trabalhoso, não é mesmo? Mas a boa notícia é que atualmente os roteiros podem ser feitos em segundos, automaticamente, por aplicativos que utilizam inteligência artificial como o TudoEntregue.
2.Faça revisões constantes na frota
Veículos de entrega parados ou com defeitos significam prejuízo certo para o seu negócio. A frota precisa passar por revisões constantes para evitar qualquer problema.
Por isso, não esqueça de programar as revisões periódicas em seus veículos.
3.Invista em embalagens adequadas
O produto é de qualidade, a entrega ocorreu dentro do prazo… mas a embalagem estava danificada. Lá se vai a experiência do consumidor e aumentam as chances de que ele não compre mais com você.
Escolher uma embalagem adequada faz toda a diferença para construir uma relação de confiança com o seu cliente.
Pense naquela embalagem feita de um papelão de boa qualidade, identificada com etiquetas claras, personalizada com o logotipo da sua marca. Ela não só mostra o cuidado e a atenção que a sua empresa tem com os clientes, como também ajuda no reforço da marca.
E além de melhorar a experiência do consumidor e proteger a mercadoria, uma embalagem adequada também facilita a acomodação e o aproveitamento de espaço no veículo de entrega.
4.Mantenha as informações centralizadas e integre as operações de entrega
Você certamente já passou por algumas dessas situações:
- Telefonemas desencontrados;
- Motoristas utilizando o veículo para uso próprio;
- Não saber onde o motorista está;
- Ocorrencias ou imprevistos na entrega;
- Mercadorias avariadas;
- Clientes que não estão em casa;
- Endereços de entrega errados…
Esses são problemas comuns de quem trabalha com logística, mas podem ser facilmente resolvidos com a centralização da informação.
Com o controle centralizado em um só lugar, é possível ter a logística nas suas mãos. Você consegue ter acesso a todas as informações sobre as entregas em segundos e pode informar o cliente ou a equipe comercial em poucos cliques.
5.Aproveite ao máximo a sua frota (não tenha veículos parados no depósito)
Como já mencionamos, veículos de entrega parados no depósito são sinônimo de prejuízo. Impeça o ócio da frota com planejamento e organização: ter um cronograma de agendamento de entregas em dia para adequar o uso dos veículos à demanda de entregas é um ótima forma de mantê-los operando e otimizar seu aproveitamento.
A maioria das empresas faz o agendamento no Excel e pode enfrentar uma série de problemas:
- O acesso a informação é restrito a uma pessoa;
- Planilhas corrompem facilmente;
- Qualquer deslize o usuário pode apagar uma fórmula, deletar a planilha sem querer.
Com o uso de um APP, tudo isso fica muito mais organizado. As informações ficam em um portal disponível para qualquer um da empresa.
Além disso, os clientes também podem consultar essas informações a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. O que reduz (e muito) as ligações no SAC.
Tecnologia ajuda a otimizar processos e reduzir custos de entrega
Graças à tecnologia, distribuidores, varejistas e donos de pequenos negócios podem reduzir seus custos de entrega.
O aplicativo TudoEntregue oferece uma série de benefícios que ajudam na redução de custos. Com ele, você consegue organizar e otimizar os processos de entrega – e de quebra, ainda elimina problemas de comunicação e cria um fluxo de trabalho perfeito na distribuição de mercadorias.
De maneira inteligente e automatizada, com o APP você pode:
- Controlar a frota de veículos;
- Separar as melhores rotas para cada entrega;
- Monitorar os motoristas no trajeto.
Além disso, o motorista pode notificar qualquer ocorrência Já o cliente, pode acompanhar a entrega como no iFood.
Tudo sob o seu comando que, com menos problemas e muito mais eficiência e controle, encara menos custos e melhores resultados.
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