Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?
Mais um ano começando e você já quer começar com o pé direito “ligado” nas tendências do controle de entregas? Então, esse conteúdo é para você!
“Nossa, mas tem tendência até para controle de entregas?” Sim! Tem tendência em tudo que tem um consumidor no meio.
Você já deve saber que as tendências são feitas pelos próprios consumidores e seus hábitos de compras. E não é de hoje que os hábitos mudaram. Por isso, o mercado não para de se reinventar para satisfazer os clientes.
O negócio “pega fogo” no controle de entregas agora que seu cliente está multicanal e compra em tudo que é lugar: é na loja física, loja virtual, por aplicativos e até em lives.
Utilizando um ou todos esses métodos de vendas, você precisa ter o controle eficiente das entregas.
Olha, tem tendência nova, tendência que parecia que não ia ser, mas vai ser… E tem aquela tendência que veio para ficar, sendo uma das principais no quesito entregas.
Sem mais delongas, garanto que lendo o conteúdo até o final você vai descobrir como começar 2024 arrebentando no controle de entregas, porque aqui a gente simplifica a logística para você!
Primeira tendência: Inteligência preditiva e o poder de se antecipar
É um fato que a tecnologia tem não apenas um “dedinho”, mas as duas mãos nas mudanças do mercado. Isso, consequentemente, originou algumas transformações importantíssimas.
Uma dessas transformações é a inteligência preditiva que, resumidamente, é a análise de dados avançados alimentando sistemas de inteligência preditiva, permitindo que você se antecipe a potenciais problemas e otimize as suas operações de entrega.
Essa análise não apenas reduz a probabilidade de atrasos, mas também te permite uma abordagem proativa na resolução de problemas.
Não entendeu nada? Vou simplificar.
Imagine que você já saiba o que vai ser comprado só analisando o consumidor por meio de dados.
Por meio dessa análise você sabe qual produto já deve sair do estoque antes mesmo que o cliente efetue a compra. Fantástico, né?
Mas para que isso seja possível, é necessário que você mantenha o controle do histórico das compras e das pesquisas feitas anteriormente pelo cliente.
Sabendo o que vai ser comprado, o processo de entregas é otimizado. O cliente pode ser surpreendido positivamente recebendo rápido e até mesmo antes do previsto.
Esta ideia inovadora é utilizada inclusive pela Amazon e promete ser uma tendência poderosa nos próximos anos.
No seu controle de entregas você precisa “surfar nessa onda” e usando um sistema de alta tecnologia.
O TudoEntregue, por exemplo, tem uma torre de controle para você acessar informações em tempo real, facilitando a sua tomada de decisão e garantindo o sucesso de cada entrega.
Assim, você poderá melhorar a performance da entrega proporcionando previsibilidade e acompanhamento em tempo real.
Segunda tendência: Entregas no mesmo dia
Falando abertamente com você, tudo é “pra ontem!”. Não tem mais essa de esperar as coisas acontecerem para depois se mover. Prepare o seu negócio!
O prazo de entrega para seu cliente final está cada vez mais curto e a entrega no dia seguinte (e até no mesmo dia) está virando regra para compras no varejo.
Segundo uma pesquisa da Pwc, 90% dos brasileiros querem priorizar marcas e lojas que ofereçam praticidade na hora de receber seu produto e 38% aceitam pagar mais por isso.
Ou seja, o seu cliente está buscando praticidade na hora de receber o produto com agilidade na entrega e está disposto a pagar mais caro por isso.
Então, ao finalizar a compra ele escolhe a opção de entrega mais rápida e está disposto a pagar mais.
Além de agilidade com a entrega, a visibilidade é um fator crucial para a tranquilidade durante a espera pelo produto.
Possibilitar ao seu cliente previsibilidade do horário ou da posição na fila de entregas é um fator positivo na experiência de compra e satisfação do cliente.
Imagine que você comprou um sorvete por exemplo, e quer acompanhar o trajeto do entregador no mapa para se preparar para receber.
O seu cliente quer ter a certeza de que o “sorvete” não vai chegar derretido. Ele quer rápido e quer conseguir acompanhar.
Com essa tendência de entregas rápidas, novas estratégias surgem, como a descentralização dos CDs (Centro de Distribuição).
Ou seja, mais CDs menores espalhados em cidades mais distantes, ou até mesmo vários CDs distribuídos estrategicamente na mesma metrópole.
Agora entenda o porquê e o que vem pela frente.
O Quick Commerce: Entregas em 15 minutos
É eu te avisei…
O Quick Commerce, ou comércio rápido, se caracteriza por ser uma compra online em que o tipo de entrega é muito, mas muito rápido.
Um dia?… Algumas horas? Não!
As entregas no modelo Quick Commerce são feitas de quinze minutos a uma hora.
É quase como se o consumidor fosse à loja física e levasse o produto na mesma hora.
Isso só é possível porque os produtos são preparados em uma “Dark Store”, no português “Loja Escura”. Trata-se de um pequeno local em que só os funcionários autorizados podem transitar, como um centro de distribuição localizados em pontos estratégicos, que facilitam o transporte na cidade.
Para fazer o controle de todas essas entregas, só utilizando uma alta tecnologia, e vou falar dela a seguir.
Terceira tendência: inovação e tecnologia para gerenciar entregas
Pode continuar apostando no rastreio de entregas aí na sua empresa.
A crescente necessidade de visibilidade na cadeia de suprimentos impulsiona o desenvolvimento de tecnologias de rastreamento em tempo real dos produtos em trânsito.
Isso ajuda na prevenção de perdas, melhoria na eficiência geral da cadeia de suprimentos e gestão de estoques.
Lembrando que todas as tendências giram em torno de agradar o cliente e são moldadas pelos seus hábitos de compras.
Falando em agradar o cliente, já passou o tempo em que ele ligava para saber o andamento das entregas. Se o seu cliente ainda precisa ligar, então, mude isso imediatamente.
Existem tecnologias que facilitam essa comunicação e estão sendo cada vez mais aperfeiçoadas, para que a informação chegue aos interessados em tempo real.
Gerenciando suas entrega com a tecnologia do sistema de controle de entregas Active TudoEntregue, você consegue:
- Enviar o link de rastreio para o seu cliente e ele acompanha o pedido em tempo real;
- Digitalizar e armazenar todos os comprovantes de entrega (canhoto digital) em segurança;
- Receber mensagens dos seus entregadores via aplicativo. As mensagens são vinculadas às entregas, facilitando a identificação da operação de imediato;
- Reduzir gastos com combustível com a roteirização de entregas automática;
- Resolver problemas rapidamente com localização de motoristas em tempo real;
- Explorar a rota do entregador e seu histórico de registros diário
- Cumprir os prazos gerenciando as entregas na Torre de Controle Logística;
- Descobrir, por meio dos indicadores, quais problemas acontecem com mais frequência e tomar providências para evitá-los.
E muito mais!
Se você entende que essas tendências vão ao encontro da satisfação do seu cliente, então já comece o ano colocando em prática essas dicas.
E para ter a segurança de sempre gerar rotas mais econômicas e garantir uma boa experiência ao seu cliente, com certeza automatizar a sua operação com um sistema para gestão de entregas é a melhor opção para você.
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