Em vez de ler, que tal assistir?
Você ainda controla manualmente o transporte de alimentos aí na distribuidora em que você trabalha? Enfrenta problemas com restrições de horário dos clientes, só recebe informações das entregas no fim do dia, não tem certeza se os motoristas estão entregando no prazo e, para piorar, desconfia que está pagando horas extras sem necessidade?
Conforme sua empresa cresce, chega um momento em que processos manuais, que sempre deram certo, começam a ficar inviáveis, não é mesmo?
Além dessas dificuldades, controlar a carga dos caminhões, saber onde eles estão, quais entregas já foram feitas e quais ainda faltam, se torna um desafio cada vez maior à medida que o negócio expande.
Conversando com distribuidores de alimentos de diversos tamanhos e em todo o Brasil, descobrimos que algumas dificuldades se repetem. Por isso, no vídeo de hoje, vou revelar 5 problemas comuns enfrentados por quem gerencia o transporte de alimentos em uma distribuidora e, mais importante, como evitá-los para garantir o sucesso do seu negócio.
1º problema no transporte de alimentos: Restrições de horário
Quem são seus clientes? Supermercados, restaurantes, pizzarias, hotéis ou padarias? 🤷♂️
Cada tipo de negócio como esses que citei tem suas próprias necessidades de entrega, exigindo uma gestão precisa dos prazos. No transporte de alimentos, um dos maiores desafios é lidar com as restrições de horário dos clientes.
Como gestor de uma distribuidora, é fundamental coordenar as rotas de maneira eficiente para atender a essas demandas, o que pode se tornar inviável quando feito manualmente. E você não pode depender de uma pessoa para ser o seu “braço direito” ou do “cara da logística” ficar separando manualmente.
Hoje, muitos gestores ainda lidam com processos manuais para separação de pedidos, pesagem de produtos, organização por cidade e definição de rotas baseadas em experiências anteriores.
No entanto, à medida que a empresa cresce, fica claro que esse método pode gerar atrasos e ineficiências, especialmente quando se trata de restrições de horário.
Para solucionar esse problema, existem tecnologias que permitem cadastrar as especificidades de cada cliente, automatizando a separação e organização das entregas de acordo com suas necessidades. Essas informações ficam armazenadas para futuras entregas, simplificando o processo.
Além disso, ferramentas que oferecem visibilidade em tempo real ajudam a ajustar as rotas de maneira dinâmica, evitando penalidades ou custos adicionais. Automatizar e monitorar as entregas é a chave para superar esses obstáculos e garantir que seus clientes recebam os produtos no prazo e sem complicações.
2º problema no transporte de alimentos: Falta de visibilidade
Se eu te perguntasse agora onde estão seus caminhões, quais entregas já foram feitas e quais ainda faltam, você saberia responder sem precisar ligar para cada motorista?
Acredite, esse é um problema muito comum nas distribuidoras que não têm visibilidade em tempo real.
Sabe aquele dia em que tudo parece estar indo bem, até que, no final do expediente, você descobre que algumas entregas não foram concluídas?
Sem um monitoramento em tempo real, você fica impedido de tomar qualquer ação corretiva eficaz, e nessa altura já é tarde demais para redirecionar motoristas ou evitar atrasos.
Com um sistema de controle de entregas, é possível acompanhar as entregas em tempo real e evitar reentregas desnecessárias.
Embora rastrear o veículo ajude a identificar a localização, ele não fornece informações detalhadas, como:
- Se o motorista está enfrentando problemas com o cliente;
- Se está entregando fora da sequência definida;
- Se ficou parado por muito tempo ou, até mesmo, se está propositalmente atrasando para gerar horas extras.
Essa falta de visibilidade cria incertezas que só complicam ainda mais a sua gestão, não é mesmo?!
Ter visibilidade total ao longo do dia é a chave para evitar imprevistos e garantir que as entregas aconteçam conforme o planejado e sem complicações.
3º problema no transporte de alimentos: Pagamentos indevidos
A falta de visibilidade acaba levando a outro problema comum: o pagamento indevido de horas extras.
Com muitos clientes impondo restrições de horários, é natural que distribuidoras ofereçam adicionais e benefícios aos motoristas que realmente precisam estender suas jornadas para atender a essas demandas.
No entanto, sem uma visibilidade adequada, muitos gestores enfrentam incertezas sobre o que realmente é necessário.
A ausência de controle detalhado torna difícil saber se as horas extras são justificadas ou fruto de ineficiências no processo.
Sem essa visibilidade, sua empresa pode estar perdendo dinheiro agora mesmo, pagando por horas extras que poderiam ser evitadas com uma gestão mais eficaz.
Além disso, a falta de visibilidade pode levar à realização de viagens desnecessárias por não dimensionar corretamente a carga — o que nos leva ao próximo erro.
4º problema no transporte de alimentos: Carregamento ineficaz da carga
Um carregamento ineficaz da carga pode gerar grandes complicações devido às incertezas sobre a capacidade do caminhão. Essa falta de precisão além de causar confusão no processo logístico, pode levar a atrasos nas entregas e insatisfação dos clientes.
Para lidar com esse desafio, é fundamental adotar um sistema de controle de entregas que otimize a roteirização. Soluções como o Active TudoEntregue permitem que você localize as entregas de acordo com as janelas de horário e cadastre os seus veículos e suas capacidades, facilitando a organização das operações.
Por exemplo, se a sua distribuidora tem dois caminhões tipo Truck, com capacidade “X” cada, o sistema pode criar rotas que maximizam o uso dessa capacidade. Isso não apenas aumenta a eficiência, como também garante que as entregas sejam realizadas sem exceder os limites de carga dos veículos.
Investir em um sistema eficaz de roteirização não é apenas uma questão de otimização operacional, é uma estratégia essencial para melhorar a satisfação do cliente e a rentabilidade do negócio.
5º problema no transporte de alimentos: Falta de controle dos canhotos
Armazenar o canhoto de nota fiscal é importante, não só por uma boa prática como por obrigação fiscal. Com o crescimento da empresa, métodos manuais para controle tornam-se insustentáveis e ineficientes.
Se a empresa passar por alguma auditoria, por exemplo, esses documentos podem ser solicitados para verificar possíveis inconsistências, como divergências nos recebimentos de produtos ou reclamações de clientes.
Lidar com documentos em papel traz riscos significativos: um canhoto pode ser perdido durante a movimentação, rasgado ao ser manuseado, sujo por contato com alimentos ou até danificado se derramar líquidos.
Imagine aí na distribuidora que depende de canhotos para confirmar a entrega de produtos perecíveis, se esses canhotos se perderem ou forem danificados, a empresa pode enfrentar sérios problemas, como a contestação de recebimentos ou a falta de comprovação durante uma auditoria.
Há muito tempo, era comum ter pilhas e mais pilhas de comprovantes de entrega em caixas guardadas em depósito. Se precisasse de um canhoto tinha que lidar com o aborrecimento de ficar procurando, o que é um desperdício de tempo.
A solução mais segura e prática para armazenar esses documentos é a digitalização. Muitas empresas já adotaram essa prática, pois ela oferece segurança e agilidade.
Um aplicativo de gestão de entregas, como o Active TudoEntregue, permite que o motorista dê baixa na entrega pelo celular assim que ela é feita.
A tecnologia do TudoEntregue registra a geolocalização da entrega no local onde foi dado a baixa. Assim, você consegue verificar se o motorista realmente entregou no local indicado.
Você sabe imediatamente se correu tudo bem e armazena digitalmente os comprovantes de entrega para que os encontre facilmente quando precisar.
E aí, esse conteúdo de ajudou?
Se você entende que essa tecnologia vai te ajudar a estruturar a logística da sua empresa de autopeças, receba uma demonstração gratuita do sistema de controle de entregas Active TudoEntregue.
Este conteúdo te ajudou? Conheça a Active Corp e nossas soluções para simplificar a logística e transporte.
Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Yotube, Linkedin e Tiktok!