Última milha: entenda o impacto no seu processo de logística

Última milha: entenda o impacto no seu processo de logística

Planejar bem a etapa final da entrega é essencial para reduzir custos, aumentar a produtividade e fidelizar clientes. Entenda a importância da última milha e como melhorar os resultados da empresa.

As medidas de isolamento e restrição que foram adotadas para conter o Coronavírus mudaram o comportamento do consumidor brasileiro: com isso, as vendas online nunca estiveram tão em alta. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), em parceria com a Neotrust | Compre&Confie, em 2020 foram realizadas 302 milhões de compras online no país, 68,4% a mais do que em 2019.

O total destes pedidos em dinheiro? Nada menos que R$126,3 bilhões! A expectativa do comércio eletrônico para 2021 é de um faturamento ainda maior, com 18% a mais de ganhos. É um ritmo de crescimento que o setor de vendas online jamais experimentou antes – Nós da logística e principalmente as transportadoras não podem deixar de aproveitar esta oportunidade para crescer juntos.

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Toda compra online, afinal, precisa de uma empresa de confiança que realize a entrega do produto. Para conseguir aproveitar esta alta do comércio eletrônico, é preciso adotar boas práticas que façam sua empresa se destacar em meio à concorrência: uma das práticas mais importantes é o cuidado com a última milha, a última etapa do processo de entrega. 

Lembre-se que a entrega é a finalização da venda, e a experiência da entrega vivida pelo cliente quando recebe a mercadoria tem um impacto enorme na valorização da sua empresa.

Otimizar a última milha é fundamental para sua empresa reduzir os custos, aumentar a produtividade e, principalmente, conquistar e fidelizar os clientes.

O que é última milha?

A última milha ou last mile é a etapa final do processo de entrega e vai desde o momento em que a encomenda sai do centro de distribuição até ser transportada e entregue ao cliente final – seja na residência do consumidor ou no ponto de vendas de um lojista. 

Por ser a última etapa da logística de entregas, ela é de enorme importância para os resultados da transportadora. Quanto mais assertiva melhor o resultado.

A última milha requer muita atenção porque é nesta etapa que a empresa consegue, ou não, fidelizar um cliente. Qualquer problema ocorrido durante a última milha pode significar que o cliente não vai mais contratar o seu serviço de entrega, já que perdeu a confiança na empresa. Isso sem falar que cerca de 1/4 do custo total da logística de entregas está concentrado na última milha.

Por tudo isso, você precisa contar com o apoio da tecnologia para sua transportadora ter visibilidade, flexibilidade e controle total sobre a última milha no processo de entregas, assim como fazem as empresas líderes neste segmento. Uma solução que é proporcionada por um aplicativo de entregas como o TudoEntregue, por exemplo. 

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Como a última milha impacta o seu processo logístico?

A última milha tem enorme influência sobre toda a logística de entregas de qualquer transportadora. Entre os motivos que tornam essa etapa tão estratégica, podemos citar: 

  • Acompanhamento do cliente
    Um simples código de rastreamento já não basta mais: o cliente também quer se sentir no controle da entrega, isso diminui a ansiedade de receber o produto.
    Para isso acontecer, você precisa dar a ele a chance de acompanhar a entrega em tempo real pelo celular e ainda fornecer todos os detalhes necessários para que o cliente sinta segurança e tenha uma boa experiência – como o nome do entregador e sua localização exata e atualizada em um mapa.
  • Custo elevado para a empresa
    A última milha pode representar entre 20% e 30% do custo total da logística de entregas. Isso porque a falta de planejamento pode levar a ocorrências como trajetos ineficientes , sumiço do motorista ou desencontros com o cliente – quando ele não está em casa para receber a encomenda, por exemplo. Melhorar o planejamento para reduzir custos é uma meta a ser perseguida pelas empresas de logística, principalmente com o uso de tecnologia como o APP TudoEntregue.
  • Competência e qualidade na entrega
    A tecnologia é a solução mais rápida e barata para atingir o grau máximo de competência nas entregas, ou seja: ser capaz de entregar a encomenda para a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa sem qualquer tipo de atraso. Para quem atua com entregas no mesmo dia, buscar esta competência na última milha é essencial para evitar atrasos e reduzir o tempo de entrega.
  • Orientar o cliente sobre a entrega
    Outro aspecto fundamental da última milha é a comunicação entre sua empresa e o cliente: ela precisa ser direta e sem margem para erros. Se o cliente fez alguma solicitação particular relacionada à entrega, como por exemplo não chegar entre meio-dia e 14h, o entregador precisa estar bem informado para poder satisfazer o cliente. A entrega na primeira tentativa reduz custos e deixa o cliente satisfeito. 

Saiba como o TudoEntregue pode ajudar a otimizar o processo de última milha

Quanto melhor  planejada for a última milha, mais rápidas serão as entregas, maior será a produtividade dos motoristas e menores serão os custos. Para atingir esse objetivo, é preciso otimizar os roteiros das entregas e manter total controle sobre o status de cada encomenda. Um  objetivo que você pode conquistar com o uso de tecnologia.

O aplicativo TudoEntregue usa inteligência artificial para traçar de forma automatizada as melhores rotas para as entregas com o roteirizador – você só precisa de alguns cliques para ter em mãos o roteiro mais rápido e econômico para fazer as entregas da sua transportadora. Além de reduzir custos, com o roteirizador sua empresa não precisa contar com um especialista em rotas.

É cumprindo os prazos agendados e mantendo o cliente bem informado que sua empresa irá conseguir bons resultados na última milha e aumentar a visibilidade da empresa. Ser bem sucedido na primeira tentativa de entrega é imprescindível  para fidelizar o cliente! Para não dar margem a erros, é importante agendar a entrega e se comunicar com o cliente o tempo todo.

É aí que entram as facilidades da tecnologia: você não precisa ficar pendurado no telefone para agendar a entrega e se comunicar com o cliente. Deixe que o aplicativo TudoEntregue mantenha o cliente bem informado por você.

Entenda: Como o aplicativo TudoEntregue ajuda a reduzir os custos da sua empresa!

O aplicativo TudoEntregue oferece funcionalidades que ajudam as transportadoras a otimizar a última milha para oferecer a seus clientes o melhor serviço de entregas possível. Isso inclui: acompanhamento das entregas em tempo real, localização exata do motorista em um mapa, controle absoluto de todas as entregas que saem da empresa e análise e inteligência para solucionar rapidamente as ocorrências.

→ Entenda em poucos minutos como funciona a localização dos motoristas em tempo real!

Crédito da imagem: Food photo created by pressfoto – www.freepik.com

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