Gestão de entregas: Como fazer entregas mais rápidas? 

como fazer entregas mais rápidas?

Em vez de ler, que tal assistir?

Sabe quando você está fazendo uma compra online e além de qualidade do produto busca por entregas mais rápidas ? É muito comum vir aquela perguntinha decisiva: “qual é o prazo de entrega?”. Pois é, o seu cliente faz a mesma coisa!  

Tente lembrar, você já deve ter deixado de comprar algo por ter o prazo de entregas muito longo, verdade? 

Segundo uma pesquisa feita pela Trends 2024 para 73% dos consumidores o “frete grátis” é o carro chefe do e-commerce. Em terceiro lugar está o prazo de entregas para 48% dos consumidores. 

É bem significativo, não acha? Agora, imagine se uma empresa não dá a devida atenção a sua gestão de entregas, como ela fica dentro desse cenário? 

Se você ler até o final, vai descobrir como uma gestão de entregas eficiente pode te ajudar a fazer entregas mais rápidas e surpreender os seus clientes. Além disso, você verá uma dica bônus de como usar a tecnologia para simplificar o controle das suas entregas.   

Para começar, porque a gestão de entregas é tão importante? 

Uma mercadoria passa por vários processos logísticos até chegar ao consumidor final. Por isso, é importante que o gestor acompanhe toda essa movimentação para ter certeza de que tudo vai sair conforme o esperado. 

E se você está buscando fazer entregas mais rápidas, então, as etapas da sua operação devem ser mais rápidas também.  

É por isso que a gestão de entregas faz parte do setor estratégico da empresa. Para que seja feito um planejamento de entregas bem definido e só assim será possível garantir agilidade da operação. 

Ou seja, uma boa gestão de entregas é essencial se você quer entregar mais rápido ao cliente. 

E alguns dos principais benefícios de uma gestão de entregas eficiente são: 

  • Otimização do tempo; 
  • Qualidade nas entregas; 
  • Confiança e satisfação do cliente; 
  • Redução de custos; 
  • Conservação das frotas. 

Como fazer entregas mais rápidas? 

Antigamente, associávamos as compras online a um longo prazo de espera para receber o produto. Além disso, não tínhamos como acompanhar a entrega, então, esperávamos às cegas.  

tecnologia tornou possível entregas mais rápidas e até no mesmo dia. Agora, as exigências por parte do consumidor só vêm aumentando e as empresas precisam automatizar para atender essa expectativa. 

Não dá para acompanhar os avanços tecnológicos apegado as operações manuais. Para realizar entregas mais rápidas é indispensável contar com a tecnologia para automatizar processos manuais. Vamos ver a seguir alguns exemplos de processos que você pode automatizar para conseguir fazer entregas mais rápidas. 

Roteirizar entregas 

Um exemplo de processo que deve ser automatizado para que você consiga fazer entregas mais rápidas é a roteirização. Com a tecnologia de um roteirizador de entregas você economiza tempo fazendo a roteirização em poucos segundos , diminui os prazos de entrega e garante a satisfação dos seus clientes. Alguns roteirizadores, como o TudoEntregue, encaminham o link de rastreio para o cliente acompanhar as entregas em tempo real. 

Leia também: Roteirizador de entregas: O que é e como aplicar na sua operação? 

Acompanhar as ocorrências de entregas em tempo real 

Outro ponto crucial para fazer entregas mais rápidas é conseguir resolver os problemas assim que eles acontecem. Por isso, você precisa acompanhar o motorista o tempo todo, como se estivesse junto com ele. Isso só é possível com a ajuda da tecnologia. 

Analisar indicadores de performance das entregas 

A melhor forma de melhorarmos é analisar os erros do passado para corrigi-los no futuro. Pensando nisso, você precisa analisar os indicadores da sua operação para identificar quais problemas acontecem com mais frequência e tomar ações para evitá-los. 

Atualmente, existem softwares para gestão de entregas que facilitam e garantem um bom resultado nessas tarefas com agilidade e precisão. 

Desafios nas entregas mais rápidas 

 
Desafios na gestão de entregas existem até nas melhores empresas, mas não é porque eles existem que você pode se acomodar, muito pelo contrário!.  

E uma coisa é certa, o seu cliente percebe quando não existe um planejamento, por que as chances de erros são muito grandes. 

Alguns dos principais desafios para entregas rápidas são: 

  • Roteirizar rápido; 
  • Saber a disponibilidade dos motoristas e das frotas; 
  • Visualizar qual motorista já está livre ou finalizando entregas; 
  • Falta de programação para atender diferentes distâncias de viagem; 
  • Falta de visibilidade e rastreamento de pedidos; 
  • Alto custo para entregar por não saber qual a próxima entrega. 

Neste vídeo, te explicamos como organizar suas entregas de forma rápida 

Aplicativo para entregas mais rápidas 

Ainda bem que para tudo tem solução e para realizar entregas rápidas não seria diferente, né? 

Na prática, um aplicativo que te ajuda a fazer entregas mais rápidas, como o TudoEntregue, funciona assim:  

  • O sistema vai roteirizar automaticamente traçando a rota na sequência ideal para as entregas e o tempo estimado de retorno do motorista;   
  • Com a roteirização pronta, você escolhe o motorista e, com apenas um clique, envia direto para o aplicativo que está no celular dele;   
  • Você consegue monitorar em tempo real onde está o motorista e como está o andamento das entregas;    
  • Para passar confiança, o cliente acompanha a entrega através do link de rastreio;  
  • Quando a entrega é finalizada, você recebe na mesma hora o canhoto digital (comprovante de entrega) assinado;  
  • Tanto o cliente quanto o motorista conseguem avaliar como foi a entrega e você visualiza todas essas informações na torre de controle logística.   

Bem simples, né? 

Veja no vídeo abaixo como funciona o sistema para gestão de entregas:

 Agora é com você!  

Se você entende que está perdendo tempo na sua operação e precisa entregar mais rápido, é hora de colocar em prática o que aprendeu!  

Para ter segurança e certeza de sempre gerar rotas mais econômicas e garantir uma boa experiência ao seu cliente, com certeza automatizar a sua operação com um sistema para gestão de entregas é a melhor opção para você.  

Esta publicação te ajudou? Conheça nossa empresa e nossas soluções para simplificar a logística e transporte.   

Comentários
Dúvidas? Entre em contato!