Não perca mais tempo ou clientes por causa dos motoristas: com a tecnologia na palma da mão, você fica no controle das entregas. Neste post daremos 5 dicas exclusivas para gerenciar os motoristas na rua e otimizar suas entregas.
Estar bem informado é fundamental na logística de entregas: o cliente não quer esperar e exige saber exatamente quando irá receber sua encomenda. No transporte, é claro, ninguém está a salvo de imprevistos, mas o importante é que você fique ciente no mesmo instante sobre o que ocorreu e exatamente onde está o motorista para que tome providências rápidas.
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Imagine que um cliente telefonou para sua empresa e pediu uma remessa de produtos com urgência. Sem demora, você verificou pessoalmente a encomenda e a despachou para que fosse entregue o quanto antes. Um bom tempo depois, porém, o cliente voltou a ligar reclamando que ainda não recebeu o pedido – enquanto você liga sem sucesso para o motorista e não faz a menor ideia de onde ele está.
Já enfrentou situação parecida? Não importa se é uma grande transportadora ou um pequeno varejista: localizar e fazer o controle dos motoristas é uma das dificuldades mais comuns de quem atua com entregas.
Ligar para o motorista é outro problema: além de precisar atender o celular no trânsito – o que é perigoso e gera multas – os motoristas podem não ouvir o chamado ou estar em área sem sinal e demorar para retornar.
É aí que entra a tecnologia de controle de entregas por aplicativos. Com essa tecnologia em mãos, você faz o controle dos motoristas de um jeito muito mais fácil, seguro e econômico. Entre muitos outros benefícios, você pode acompanhar em tempo real a movimentação dos motoristas sem que eles precisem tirar o olho do volante – basta ter um celular com Internet e GPS ativo.
Além de poder gerenciar os motoristas na rua, os melhores aplicativos mantém o cliente atualizado sobre o andamento da entrega, o que aumenta a confiança no seu serviço e reduz os gastos com atendimento ao cliente. Mais segurança, informação e eficiência! Afinal, você não quer correr o risco de perder cliente porque não encontra o motorista, certo?
Dicas para melhorar o controle de motoristas
Um bom APP, como o TudoEntregue, por exemplo, pode ser um grande aliado na hora de controlar as entregas e monitorar os motoristas. E para isso, é importante aliar a tecnologia com boas práticas de gestão. Separamos algumas dicas para ajudar você nesta tarefa:
1.Utilize a tecnologia a seu favor
Com uma torre de controle como a do APP TudoEntregue você ganha muito mais domínio sobre toda a logística, gerenciando entregas pendentes e realizadas além de monitorar as ações dos motoristas.
A tecnologia monitora todas as viagens em tempo real, aponta a localização precisa dos motoristas e deixa você informado assim que a entrega é finalizada. Com o aplicativo você recebe todos os comprovantes de entrega no ato da entrega ficando armazenados em segurança e com o registro de todas as ocorrências, imprevistos e até o desempenho dos motoristas – o tempo que cada um leva para fazer a mesma entrega, por exemplo.
2.Forneça o treinamento adequado aos motoristas
Treinar os motoristas para que sejam educados com os clientes e dirijam de forma econômica, segura e dentro da lei.
Manter uma boa apresentação utilizando um uniforme, mesmo que básico, faz toda diferença e melhora o reconhecimento da sua marca.
Além disso, alerte-os frequentemente sobre a importância de se alimentar bem e descansar entre as jornadas de trabalho. Assim você verá aumentar a eficiência e diminuir os acidentes e prejuízos.
3.Faça o melhor roteiro de entregas
Você vai economizar tempo e dinheiro se conseguir separar as melhores rotas para os motoristas seguirem de acordo com o local de cada entrega.
Uma boa prática é ter as regiões da cidade ou estado pré definidas geograficamente para ajudar na separação das notas. Antigamente eram utilizados os mapas, linhas e alfinetes para demarcar as regiões e geralmente o mapa ficava fixado na parede. Hoje em dia já é possível fazer tudo eletronicamente. O próprio sistema faz a separação e organização das entregas em rotas inteligentes e tudo fica pronto em segundos. Inclusive organizando as notas na sequência ideal para fazer as entregas.
Este é um dos principais pontos para redução de custos com a utilização de tecnologia.
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4. Acompanhar os motoristas em tempo real
Saber exatamente o que está acontecendo com as entregas e com cada motorista, faz a empresa reduzir o tempo de viagem e tempo de descarregamento. Esse ponto é primordial para aumentar a assertividade das entregas e reduzir o número de reclamações.
Mesmo que aconteça algum imprevisto com o motorista, como por exemplo o caminhão quebrar, é possível procurar alternativas e resolver os problemas no mesmo dia.
No TudoEntregue existe um painel simples e prático que mostra a localização de todos os seus motoristas. Este painel é atualizado constantemente e tudo o que os motoristas precisam fazer é manter o celular ligado, com acesso à Internet e GPS ativo.
5. Automatizar a comunicação com o cliente
Ter bom relacionamento com o cliente e conquistar a sua confiança é fundamental para as empresas manterem o cliente na carteira por muitos anos. E a comunicação é o alicerce do bom relacionamento. O cliente precisa estar bem informado sobre seus pedidos e entregas.
Automatizar o envio de informações como posicionamento de entregas, rastreio de pedidos e canhotos digitalizados é uma saída estratégica para manter o cliente por perto e consolidar uma relação de confiança..
A notícia boa é que isso é muito simples de se fazer com o uso da tecnologia.
Implementando essas 5 dicas com a ajuda da tecnologia é possível consolidar a gestão de entregas sem muito trabalho e elevar o conceito da sua empresa junto aos clientes.
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Ter o controle dos motoristas e saber exatamente onde estão durante as viagens significa ter mais controle sobre toda a logística de entregas da sua empresa. Gera economia, poupa tempo e faz seus clientes confiarem ainda mais no serviço que você oferece.
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