ACOMPANHAMENTO DE ENTREGAS: O que tem a ver com o CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA?

Acompanhamento de entrega

Você já comprou algum produto e ficou super ansioso pela entrega, mas sem saber se o entregador está chegando ou se está acontecendo alguma coisa com o seu pedido? 

Ficou atualizando a cada 5 minutos o link que recebeu para ver se a sua entrega finalmente era a próxima?

Pois é, o seu cliente também passa por isso quando está esperando o pedido dele!

Hoje, você vai conhecer os benefícios de se fazer o acompanhamento das entregas.

Seja sempre proativo

Muitas empresas têm seu crescimento comprometido pela falta de planejamento no pós-venda e por não conseguir cumprir os prazos de entrega. 

Em muitos casos, as empresas só ficam sabendo de algum problema quando o cliente entra em contato, insatisfeito e, muitas vezes, já irritado e você sem saber o que aconteceu precisa de tempo para descobrir e poder resolver.

Para evitar esse tipo de situação, você precisa estar a par de todo o andamento da entrega, para que consiga passar informações ao seu cliente em tempo real e agir proativamente em caso de problemas.

Não decepcione seu cliente!

O acompanhamento ou rastreamento de entregas nas operações logísticas, tornou-se essencial nos dias atuais, seja para centralizar as informações sobre a carga ou até mesmo para saber o percurso que o motorista está realizando durante as entregas para ter uma previsão assertiva de quanto tempo levará até finalizar o dia.

Apesar desse acompanhamento ser essencial, existem empresas que ainda não fazem, deixando a desejar com entregas mais lentas e prazos comprometidos. 

Nenhum cliente gosta de receber a entrega atrasada. Ele está esperando e, muitas vezes, precisa que a mercadoria chegue no dia combinado para não ter outros problemas.

O que significa REALMENTE acompanhar as entregas?

O rastreamento de entregas envolve vários pontos:

  • monitoramento do motorista, para saber se houve algum problema durante o percurso; 
  • envio de informação para o cliente final que está ansioso no aguardo da mercadoria que ele comprou; 
  • a confirmação do recebimento do cliente e o seu grau de satisfação com o serviço;
  • avaliação do desempenho dos motoristas e os retornos do cliente para identificar melhorias na qualidade.

Como o acompanhamento de entregas vai simplificar seu dia a dia?

Vamos ver alguns exemplos de como o acompanhamento das entregas vai facilitar a sua rotina logística.

Antecipar-se às reclamações de cliente

Em tudo que fazemos, por mais planejado que seja, sempre existe a possibilidade de imprevistos ou erros.. 

No transporte não é diferente, pode ser uma rua interditada, um pneu furado, o motorista que se perdeu no caminho ou até mesmo o cliente que não está no local da entrega para receber o produto.

O acompanhamento on-line facilita a resolução desses imprevistos, pois você, como gestor, fica sabendo de maneira antecipada sobre o que está acontecendo com o motorista na rua e pode agir para resolver o problema e não prejudicar o seu cliente.

É por meio do acompanhamento de entregas que podemos tomar uma ação no menor tempo possível para evitar problemas mais graves e insatisfação do cliente.

Fornecer informação para o cliente

Outro ponto muito importante que você só consegue fazendo o acompanhamento ou rastreamento da entrega é poder informar os status da entrega para o cliente final na hora que ele liga.

Imagina que você comprou uma camiseta do seu time de coração, viu que na previsão, a entrega está agendada para um dia antes do jogo.

Você fica na expectativa da chegada da camisa, mas a entrega atrasa, você fica muito furioso, pois além de não receber a camisa, não recebeu nenhuma informação sobre o pedido.

É uma situação muito desgastante, pois além de você ver o jogo sem a camisa nova, ninguém se preocupou em informar sobre o atraso, com certeza você vai comprar em outra loja na próxima oportunidade. Além disso, vai fazer propaganda negativa para todos os seus amigos.

Agora, se você recebe uma ligação antecipada informando que a entrega vai atrasar e que as providências estão sendo tomadas, a frustração diminui, e, provavelmente, não vai criticar a empresa nas mídias sociais ou no Reclame Aqui, pois, apesar do inconveniente, você sentiu segurança e transparência da parte da empresa. Afinal problemas acontecem.

Percebe? É uma ação simples que faz total diferença na experiência que o cliente vai ter com a sua empresa.

Outra situação é o cliente não estar no local para receber a mercadoria. 

Se ele for avisado que a entrega está chegando, poderá se organizar para que o motorista não dê com a cara na porta e nem fique esperando muito tempo para descarregar. Essa ação evita a remarcação da entrega e os custos da segunda tentativa.

Com isso, você também consegue economizar, diminuindo custos com reentrega.

Economia de tempo

A simples ação de informar o cliente que a mercadoria está chegando já garante uma economia no tempo de espera do motorista no local, pois permite ao cliente se antecipar a chegada da mercadoria e se preparar para recebê-la.

Além da economia de tempo do motorista no local para descarregar a mercadoria, você também terá o ganho de tempo na resolução dos problemas. 

Como você ficará sabendo do problema assim que ele acontecer, e não só no final do dia quando o motorista voltar sem fazer a entrega, você consegue se antecipar e ser mais ágil e eficiente na tratativa daquele problema. 

Além disso, com o acompanhamento das entregas você pode analisar quais problemas acontecem com mais frequência e tomar ações  para melhorar o futuro, para que não ocorra novamente.

Satisfação do cliente

O acompanhamento de entregas só traz benefícios para sua empresa e para o seu cliente, pois a gestão fica fácil, o seu cliente não precisa mais te ligar para saber a posição da entrega, você não precisa mais ligar para o motorista para saber onde ele está e retornar para o cliente. 

Ou seja, todos ganham em agilidade, você passa a sensação de segurança para o cliente e promove uma visão positiva sobre a sua empresa.

Sem contar que isso acontece com vários clientes ao mesmo tempo. Já pensou, vários clientes satisfeitos indicando sua empresa para os amigos?! Muitas novas vendas e um lucro maior no final do mês podem vir como resultado!

Podemos ver que o acompanhamento de entrega é uma atividade extremamente importante na rotina de uma empresa que está em busca do sucesso.

Além de ser mais ágil e ter redução de custos, você promove a imagem da sua empresa ao demonstrar eficiência na operação. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, isso é fundamental para se destacar da concorrência.

Viu como acompanhar a entrega pode ajudar você e sua empresa a alcançar melhores resultados, crescimento e a satisfação do cliente?

E então, como você vai colocar em prática essas dicas aí na sua empresa? Conta aqui nos comentários!

Muito obrigada e até a próxima! 🙂 

Comentários