Sua distribuidora de cosméticos precisa ter a melhor gestão de entregas para não perder clientes. Saiba como a tecnologia pode ajudá-lo a conseguir isso!
Dados da consultoria McKinsey & Company comprovam: mesmo em meio à pandemia da Covid-19, o público que compra cosméticos e produtos de beleza é cada vez maior em todo o mundo. Um público que, além de ser fiel às suas marcas favoritas, é extremamente exigente quanto ao estado de qualidade em que o produto chega nas suas mãos.
Por isso, a distribuidora de cosméticos que pretende oferecer o melhor atendimento a seus clientes não pode ignorar as necessidades específicas e os cuidados que este tipo de produto exige. Para que não causem qualquer tipo de dano à saúde do consumidor, existem formas adequadas de fazer o armazenamento e o transporte dos cosméticos. E ser pontual nas entregas, em especial, é absolutamente indispensável.
A própria natureza do mercado de cosméticos e produtos de beleza faz com que o segmento seja continuamente influenciado por tendências e novidades tecnológicas que vão surgindo – e as empresas que não estão atentas a isso acabam ficando para trás. O apoio da tecnologia é fundamental, por exemplo, para promover a distribuição correta do mix de produtos e garantir que estejam nos canais de distribuição certos, na hora certa.
Já imaginou se a sua distribuidora de cosméticos entrega aquele creme hidratante caríssimo com a tampa aberta (e o conteúdo provavelmente contaminado), quebra um frasco de perfume francês ou entrega com atraso um produto que precisava ir para a geladeira rapidamente? São falhas que nenhum cliente perdoa e que acabam com a reputação da sua empresa.
Por meio de uma gestão de entregas eficiente e apoiada na tecnologia, você consegue evitar atrasos, interrupções e avarias constantes nos produtos cosméticos. Também pode dar a seu cliente acesso em tempo real a todas as informações que ele precisa para ficar tranquilo sobre a entrega – e assim, construir uma ótima imagem e uma reputação positiva para sua distribuidora de cosméticos.
Por que você deve controlar a gestão de entregas da sua distribuidora de cosméticos?
O cliente que compra produtos de beleza é muito fiel a suas marcas favoritas – mas não terá a mesma fidelidade com sua distribuidora de cosméticos se não puder mantê-lo satisfeito e bem informado. Você precisa desenvolver uma gestão de entregas eficiente para que este cliente sempre conte com o seu serviço.
Segundo a mesma pesquisa da McKinsey & Company, a indústria mundial da beleza responde por um mercado que gera US$ 500 bilhões (!) em vendas todos os anos.
O Brasil não fica de fora dessa, muito pelo contrário: segundo a Euromonitor, o mercado nacional de produtos de beleza e cosméticos gerou mais de R$ 29 bilhões somente em 2019.
É um mercado bilionário e que gera uma forte concorrência em todos os segmentos que giram em torno dele – especialmente o setor de entregas. Para superar a concorrência, sua distribuidora de cosméticos precisa ter uma vantagem competitiva – e não há vantagem competitiva melhor do que poder atender as necessidades particulares dos seus clientes.
Para oferecer isso e ainda manter sua empresa sempre crescendo, você precisa que a logística de entregas e a distribuição dos produtos sejam altamente eficazes. Quer saber como conseguir esta eficácia? Fique conosco até o final e saiba como criar uma gestão de entregas eficiente!
Como funciona a gestão de entregas de uma distribuidora de cosméticos?
A logística de uma distribuidora de cosméticos exige cuidados específicos para cada produto no que se refere ao armazenamento, ao transporte, ao planejamento e, principalmente, no cumprimento do que é prometido ao cliente em relação à data de entrega agendada. Saiba um pouco mais sobre como funciona cada um destes itens:
Transporte
Produtos cosméticos podem ter a qualidade afetada por fatores como temperatura inadequada ou muita trepidação. Para evitar qualquer dano aos materiais, é preciso cumprir fielmente os prazos de entrega e oferecer um serviço de distribuição adequado de acordo com o que cada mercadoria pede.
Armazenamento
Garantir o devido cuidado no armazenamento dos produtos é essencial, assim como adotar a logística reversa de reaproveitamento de materiais. Tenha um cuidado especial com as embalagens dos cosméticos e certifique-se que o departamento responsável pelo armazenamento trabalha em sintonia com o setor de transportes.
Planejamento
Desde o início da pandemia, o mercado de vendas online vem crescendo a níveis extraordinários – e sua distribuidora de cosméticos não está preparada para atender o aumento da demanda sem um bom planejamento logístico para as entregas.
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Acompanhamento
Você pode até não saber, mas seu cliente começa a ficar ansioso assim que faz um pedido de entrega. Para se sentir seguro, ele precisa estar por dentro do que está acontecendo com seu pedido a cada etapa do processo – e atender esta necessidade demonstra que sua empresa está interessada no cliente, seu principal patrimônio.
Lembre-se que o cliente satisfeito por um serviço bem realizado comenta com um amigo, mas um cliente insatisfeito faz questão de comentar com até dez amigos. Além disso, a venda só é realmente concluída quando a mercadoria é entregue nas mãos do cliente – e mesmo assim ele ainda pode devolvê-la.
Evite perdas e atrasos nas entregas com um fluxo de trabalho simples e eficiente, permitindo que sua distribuidora de cosméticos mantenha o foco no cronograma de entregas e na missão de manter o cliente sempre bem informado. Você pode obter este fluxo promovendo uma boa dinâmica de trabalho na sua empresa, algo que fica muito mais fácil de conseguir se você contar com a tecnologia como aliada.
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O que a tecnologia pode oferecer para sua distribuidora de cosméticos?
Sua distribuidora de cosméticos precisa:
- oferecer algo a mais se quiser se destacar em meio à forte concorrência;
- ser capaz de atender as necessidades particulares de cada cliente;
- ter o devido cuidado com cada tipo de mercadoria.
Mas não precisa fazer isso sozinha: ela pode dispor de tudo isso com o apoio da tecnologia.
Um bom aplicativo de gestão de entregas, como o TudoEntregue, não só proporciona aos seus clientes uma experiência de muito mais qualidade como também ajuda sua empresa a reduzir os custos com logística e ainda aumenta a eficiência dos motoristas e das entregas. Acima de tudo, o APP de entregas dá a você, gestor da empresa, controle absoluto sobre todas as entregas que seu negócio tem a realizar.
A tecnologia do aplicativo de entregas oferece benefícios como:
- a roteirização automática dos trajetos;
- o controle em tempo real de todos os motoristas;
- a possibilidade de fazer a gestão imediata de qualquer ocorrência.
Funcionalidades que fazem com que o serviço prestado por sua distribuidora de cosméticos dê um enorme salto de qualidade.
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