Gestão de entregas em distribuidoras: Tudo o que precisa saber e a melhor forma de gerenciar entregas. 

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

A experiência do cliente é a principal busca das marcas nos dias atuais. Pensando nisso, as distribuidoras precisam oferecer uma experiência impecável no processo de compra dos clientes por meio de uma excelente gestão de entregas em distribuidoras

Segundo um estudo feito em 2022, no período entre a compra e a entrega, a área de acompanhamento do pedido é acessada até 60 vezes em um tempo médio de dez dias.  Isso é muita coisa! 

Acontece que no momento em que o cliente visualiza a mensagem “compra realizada” começa um processo de gestão de entregas na distribuidora para que ele receba o produto o mais rápido possível. 

Até que o cliente receba a mercadoria, ela vai passar por vários processos logísticos. A gestão de entregas tem um papel estratégico, garantindo que o produto seja transportado pela rota mais eficiente, no menor prazo e que chegue intacto ao consumidor

Lendo até o final você vai descobrir como pôr em prática uma excelente gestão de entregas em distribuidoras, superando a expectativa do cliente e buscando reduzir custo operacionais.  

O que é gestão de entregas? 

A gestão de entregas é responsável pelo gerenciamento de envios de produtos e mercadorias. Ela acontece na etapa de última milha (ou last mile), que começa quando a mercadora sai do centro de distribuição e termina quando ela chega até o cliente final. 

O principal objetivo da gestão de entregas (ou controle de entregas) é otimizar o serviço de entregas da distribuidora, garantindo que produtos e mercadorias cheguem dentro do prazo e em perfeitas condições, além, é claro, de buscar a redução de custos sempre que possível. 

Quando se trata de distribuição de produtos, é essencial que as entregas sejam realizadas de forma ágil, segura e no prazo estipulado. Uma boa gestão de entregas faz toda a diferença no desempenho e na lucratividade de uma distribuidora

Uma das principais estratégias para uma gestão de entregas eficiente é o planejamento. É necessário ter um cronograma bem definido, considerando a demanda e a capacidade de entrega da distribuidora.  

Acontece que quanto maior é a distribuidora mais difícil é monitorar o andamento das entregas. Por isso, é importante contar com a tecnologia de um sistema de monitoramento de entregas, que permita acompanhar a localização dos motoristas em tempo real. 

▶️Veja este vídeo no qual explicamos “Por que um SISTEMA DE GESTÃO DE ENTREGAS faz toda a diferença nas VENDAS PELA INTERNET?” 

Tudo em tempo real: Qual a importância da gestão de entregas para sua distribuidora? 

 
Na gestão de entrega um ponto crucial é a comunicação com os clientes. É fundamental manter os clientes informados sobre o status de suas entregas, desde a confirmação do pedido até a sua finalização. 

Imagine aquela distribuidora que parou no tempo, que não monitora as entregas em tempo real e o cliente precisa ligar para saber o andamento da entrega.  

Como responder à pergunta “quando será entregue?” se você não faz a menor ideia da localização do motorista? 

E é claro que ele não vai atender, porque está dirigindo. 😬 

A sua empresa (distribuidora), a transportadora e os seus clientes precisam ter as informações integradas, para que todos estejam a par do andamento da operação e possam consultar informações em tempo real. 

Isso garante o bom andamento da entrega e ações mais rápidas e eficientes, além de garantir a satisfação de seus clientes, como já comentamos, que terá certeza do comprometimento e eficiência da sua empresa. 

Benefícios de automatizar a gestão de entregas em distribuidoras 

Com uma boa gestão de entregas, você não precisa perder tempo com tarefas operacionais e manuais. 

Certas inovações estão sendo implementadas por muitas distribuidoras para otimizar o transporte, gerenciar melhor o planejamento das rotas e monitorar mais efetivamente seus motoristas. E estes são alguns dos benefícios ao utilizar tecnologia na gestão de entregas: 

  • Experiência dos clientes: O cliente busca por quem entrega primeiro e o mantém informado. Então, usando um sistema de gestão de entregas você se destaca da concorrência e garante a satisfação dos clientes passando informação em tempo real e com prazos de entregas ainda menores. 
  • Diminuir prazos de entregas: com um sistema de controle de entregas o prazo de entrega é otimizado, pois a rota é calculada de acordo com a melhor sequência de entregas e coletas. 
  • Economia de tempo e dinheiro: Você não vai precisar ficar horas planejando trajetos de entregas, por exemplo. Tendo um bom roteirizador, ele faz isso em segundos. O seu motorista não perde tempo e não gasta combustível com rotas mais longas do que o necessário.  
  • Produtividade logística: O impacto não é apenas na agilidade da operação, mas na redução de custos desnecessários e na avaliação do seu cliente. 

A melhor forma de fazer uma excelente gestão de entregas na sua distribuidora  

Sem achismo, é possível se adaptar e se manter competitivo em um ambiente em constante evolução com uma gestão de entregas eficiente em distribuidoras. 

E a melhor forma de fazer uma gestão de entregas na sua distribuidora, sem dúvidas, é com a tecnologia de um sistema para gestão de entregas. 

Até porque, como acompanhar clientes que acessam 60 vezes uma página de rastreio se você não tiver um sistema de alta tecnologia para fornecer a informação que eles tanto desejam? 

Já pensou se esses acessos se transformassem em ligações? “Deus me free”! 

Se você entende que não dá mais para gerenciar sem visualizar toda a operação em tempo real e sem manter o cliente informado, um sistema como o TudoEntregue é essencial para te ajudar.  

Veja o sistema funcionando na prática:

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