Logística de entrega: O que é e o que todo e-commerce precisa saber 

logistica-de-entrentregas

Em vez de ler, que tal assistir ao vídeo?

 

Se você tem um negócio, mas não tem a menor ideia de como executar uma boa logística de entregas, então está na hora de “arregaçar as mangas” para não ficar pra trás da concorrência.  

Sabe por que os grandes e-commerces se tornaram os queridinhos dos brasileiros e não param de crescer? Porque investem não apenas em uma boa, mas uma excelente logística de entrega.  

Segundo a CNN Brasil, a Amazon vem movimentando o setor de entregas elevando a competitividade com ofertas de entregas grátis e no mesmo dia para os assinantes. Aí apelou, né? 

Agora te pergunto: se grandes e-commerces como a Amazon, Mercado Livre e Magalu estão preocupados em otimizar a logística de entregas, por que você não estaria? 

Para não ser engolido nesse mercado é imprescindível ter uma boa logística de entregas e, lendo até o final, você vai descobrir o que é logística de entregas, o que muda no seu negócio quando é feita uma boa logística de entregas e como escolher a tecnologia ideal para te colocar nessa corrida. 

O que é logística de entrega? 

A logística de entrega é a gestão da separação e envio de um produto até chegar a seu destino.  

Ela tem por objetivo otimizar as entregasdiminuindo os custos operacionais e aumentando a qualidade dos processos. 

Essa área da logística está envolvida no planejamento, execução, controle do transporte e armazenagem de bens e mercadorias. 

Nesse sentido, o planejamento da logística de entregas evita problemas com atrasos na entrega, inexistência de produtos no estoque, armazenamento incorreto e movimentação descuidada que poderiam colocar em risco a qualidade da entrega da mercadoria. 

Quais sãos as etapas da logística de entrega? 

Para explicar todo o processo, explicamos abaixo as principais etapas para uma logística de entrega de sucesso:

Coleta 

É responsável por recolher e armazenar as encomendas para os destinatários, ou seja, os clientes finais.   

Roteirização 

roteirização de entregas é o processo de definir os melhores roteiros (ou melhores rotas) para a entrega de mercadorias. 

Transporte 

Essa é a etapa do planejamento, organização e controle dos recursos envolvidos no transporte. Passa pela escolha de modais, veículos adequados e roteirização. Essa é uma etapa operacional da logística, sendo responsável por movimentar as mercadorias. 

Distribuição 

Na distribuição é estocado o produto fabricado e feito o gerenciamento de pedidos dos clientes para a distribuição e entrega para o consumidor. 

Confirmação de entrega 

A confirmação de entrega é a validação de que o destinatário recebeu a encomenda em seu endereço.  

Se você tiver um sistema de controle de entregas consegue ver diretamente a conclusão e recebe em tempo real o canhoto digital assinado.  

Uma ferramenta como o TudoEntregue te mostra o status de entrega em tempo real e traz mais transparência para a operação.  

Nos casos em que não houver ninguém no endereço e a entrega não puder ser concluída, o motorista atualiza o aplicativo no celular dele e essa informação também deverá constar na torre de controle para você acompanhar. 

O seu cliente recebe o link de rastreio e pode acompanhar o andamento da entrega e, quando o motorista está chegando próximo ao endereço, o destinatário recebe um SMS para que já fique preparado para receber a entrega. No final, tanto o cliente quanto o motorista podem avaliar como foi a entrega. Demais, não é?! 

O que muda com uma boa logística de entrega? 

Para ter uma ideia do impacto que uma boa logística de entrega pode trazer, separei alguns dos principais benefícios que você terá assim que começar a aplicar na sua operação: 

  • Os prazos de entregas diminuem: O prazo de entrega é otimizado, pois a rota é calculada de acordo com a melhor sequência de entregas e coleta.  
  • Redução de custos: Se a sequência ideal é definida então, o motorista não perde tempo e não gasta combustível com rotas mais longas do que o necessário.  
  • Garante a satisfação dos clientes: O cliente busca por quem entrega primeiro, então com a utilização de um sistema de gestão de entregas, você se antecipa da concorrência com prazos de entregas ainda menores e garante a satisfação dos clientes.  
  • Aumenta a produtividade logística: O impacto não é apenas na agilidade da operação, mas na redução de custos desnecessários e na avaliação do seu cliente. 
  • Economiza tempo: Você não vai precisar ficar horas planejando trajetos de entregas, por exemplo. Tendo um bom roteirizador, ele faz isso em segundos. 

Se você quer diminuir os prazos de entrega e surpreender seus clientes, assista depois esse vídeo sobre como fazer entregas mais rápidas 

Como você faz a logística de entrega hoje? 

Como observamos, se a logística de entrega não fosse tão importante não haveria tanto investimento das grandes empresas para automatizar essa etapa.  

Porque eles não querem apenas “cruzar a linha de chegada”, mas ser o primeiro. Ou seja, para essas empresas não basta apenas entregar, é preciso entregar primeiro e mais rápido.  

E então, para não ficar para trás, que tal investir nesse setor que movimenta o negócio e que está cara a cara com o seu cliente? 

Um investimento em um sistema de gestão de entregas, por exemplo, é essencial para agradar ao novo perfil do cliente. 

Se você  só acredita vendo, assista esse vídeo de apenas 1 minuto mostrando um sistema de controle de entregas funcionando na prática: 

E aí, simplificamos a logística de entrega?  

Se gostou, deixe seu like e compartilhe com seus amigos, vai ser útil para eles também. Comenta aqui embaixo suas sugestões e sobre qual outro assunto você gostaria de saber mais. 

Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook,  InstagramYotube e  Linkedin!  

Comentários
Dúvidas? Entre em contato!